Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17938
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_FelipeBarretoFernandes_tcc.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise de desempenho de uma abordagem NoSQL no Bussiness Intelligence
Autor(es): Fernandes, Felipe Barreto
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Coorientador(es): Victorino, Márcio de Carvalho
Assunto: Business Intelligence
Banco de dados
NoSQL (Banco de dados)
Data de apresentação: 24-Ago-2017
Data de publicação: 5-Out-2017
Referência: FERNANDES, Felipe Barreto. Uma análise de desempenho de uma abordagem NoSQL no Bussiness Intelligence. 2017. xi, 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O BI, também conhecido por Business Intelligence (Inteligência do negócio), é o conjunto de tecnologias orientadas a disponibilizar informação e conhecimento em uma organização para a tomada de decisão. Sua implementação inclui um Data Warehouse, que é uma ferramenta cuja concepção e administração é voltada a bancos de dados ou um volume de dados. Com o o avanço das tecnologias voltadas a escalabilidade de um banco de dados, o uso de bancos voltados a desempenho que administram uma massiva quantidade de dados vem aumentando e são desenvolvidos para ambientes de baixo custo. Esses bancos de dados são conhecidos como bancos NoSQL. Este trabalho apresenta um estudo de caso para analise de desempenho entre uma nova abordagem de um Data Warehouse, onde expõe testes feitos comparativos para avaliar o desempenho da consulta de dados nessa nova abordagem, utilizando o Cassandra, um banco de dados NoSQL, comparando a uma abordagem tradicional em um banco de dado relacional MySQL.
Abstract: BI, also known as Business Intelligence, is the set of technologies oriented to providing information and knowledge in an organization for decision making. Its implementation includes a Data Warehouse, which is a tool whose design and administration is focused on databases or a volume of data. Through the advancement of technologies focused on the database scalability, the use of performance-oriented databases that manage a massive amount of data has been growing and are designed for low-cost environments. These databases are known as NoSQL. This paper presents a case study for performance analysis between a new approach of a DataWarehouse, where it exposes comparative tests to evaluate the performance of the data query in this new approach, using Cassandra, a NoSQL database comparing to a traditional approach in a MySQL relational database.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons