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2016_RenanSilveiraHoltermann.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorRocha, Carlos Henrique Marques da-
dc.contributor.authorHoltermann, Renan Silveira-
dc.identifier.citationHOLTERMANN, Renan Silveira. Um estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal: dinâmica da mobilidade em áreas centrais. 2016. viii, 55., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO transporte urbano é um elemento intrínseco na dinâmica das cidades, interagindo de maneira complexa com a população. O acesso aos centros urbanos, oportunidades de empregos, estudos, lazer, saúde e outros pode ocorrer através de diversas maneiras que vão desde deslocamento a pé ou por bicicleta, para locais mais próximos, até o uso de carros privados, motos, ônibus público, metrô e outros, quando o deslocamento é mais longo. Os avanços tecnológicos trouxeram o aumento do ritmo de vida: a informação é transferida em questão de instantes, a comunicação é feita de maneira remota e os deslocamentos acontecem cada vez mais rápidos. Assim, conforme as cidades se tornaram mais complexas, os deslocamentos necessários também tiveram o acréscimo de complexidade. Atualmente, a disputa por espaço nas vias urbanas acontece de forma muito intensa e a quantidade de veículos tem excedido suas capacidades, fatores que intensificam o trânsito, aumentam a retenção de veículos nas vias e aumentam os tempos de deslocamento. Analisando essa dinâmica pela óptica do transporte público, percebe-se que o usuário é quem se prejudica, uma vez que o serviço prestado é de baixa qualidade, confiabilidade e segurança, além do elevado tempo despendido durante o trajeto. Baseado nisso, este estudo analisará o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal a fim de identificar oportunidades de melhorias através da redução do tempo de viagem e da satisfação do usuário do transporte público, utilizando-se de recursos e elementos trabalhados na Teoria das Filas aplicados ao software Arena.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - transporte públicopt_BR
dc.titleUm estudo sobre o transporte urbano de passageiros do Distrito Federal : dinâmica da mobilidade em áreas centraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-17T12:11:21Z-
dc.date.available2017-08-17T12:11:21Z-
dc.date.submitted2016-11-20-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17885-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Urban transportation is an intrinsic element in the dynamics of cities, interacting in a complex way with the population. Access an urban centres, job opportunities, studies, leisure, health and others can be ranged due many way, which includes walking or bicycling, for near places, and the use of private cars, public transportation, rail and others, when the displacement is more extensive. Technological advances have provided an increase in the path of life: information is transferred in a matter of moments, communication is done remotely, and the displacements happen faster and faster. Thus, as cities became more complex, displacements also become more complicated or complex. Currently, a dispute for space on urban roads occurs very intensively and it is exceeded the number of cars allowed in the road, factors that intensify traffic, increase vehicle retention on the roads and increase travel times. Analysing this dynamic from the perspective of public transport, the perception that the service provided has low quality, reliability and safety, beyond the fact that travel time are taking long times to be completed. Based on that, this study analyse the urban transportation of the Distrito Federal in order to identify opportunities for improvements to reduce the time and guarantee quality for users, using resources and elements worked on the Queueing Theory applied to the Arena software.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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