Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17864
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NayaraDamacenoHott_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil dos pacientes em uso de quimioterápicos com potencial neurotóxico no Hospital Universitário de Brasília e construção de instrumento de avaliação para Neuropatia Periférica Induzida por Quimioterápicos - NPIQ
Autor(es): Hott, Nayara Damaceno
Orientador(es): Duarte, Djane Braz
Assunto: Neuropatia
Neuropatia Periférica Induzida por Quimioterápicos - NPIQ
Quimioterapia
Pacientes - perfil
Câncer - tratamento
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: HOTT, Nayara Damaceno. Perfil dos pacientes em uso de quimioterápicos com potencial neurotóxico no Hospital Universitário de Brasília e construção de instrumento de avaliação para Neuropatia Periférica Induzida por Quimioterápicos - NPIQ. 2017. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A neuropatia periférica induzida por quimioterápicos (NPIQ) é um dos efeitos adversos frequentes no tratamento do câncer com drogas potencialmente neurotóxicas, como os taxanos e derivadas de platina. Não há dados no Brasil sobre a incidência de NPIQ, portanto, o estudo foi dividido em duas etapas, tendo a primeira etapa o objetivo de conhecer a população tratada na Unidade de Oncologia do HUB em uso de drogas com potencial para causar esta neurotoxicidade e a segunda etapa com o objetivo de construir um instrumento de coleta de dados que proporcione avaliação da NPIQ, bem como de elaborar um folder explicativo que aborde a NPIQ. Foram avaliados prontuários de quarenta e um (41) pacientes que aceitaram participar deste estudo e a maioria destes é do sexo feminino, com média de idade de 52.3 anos. Todos os pacientes avaliados fazem uso de drogas com potencial para causar NPIQ, no entanto, não há descrição no prontuário de avaliação para o diagnóstico de neuropatia periférica e também não há relatos de sinais e sintomas passíveis da neuropatia periférica. Assim, o instrumento pode auxiliar no diagnóstico da NPIQ, a fim de que o paciente possa ter uma atenção especial para a sintomatologia da neurotoxicidade e o folder pode proporcionar uma melhor compreensão do paciente sobre os sinais e sintomas da NPIQ. Ressalta-se que o papel do farmacêutico é fundamental no tratamento do paciente com câncer, desde a manipulação do medicamento, no suporte à equipe de saúde esclarecendo as informações pertinentes sobre os quimioterápicos e fundamentalmente no contato com o paciente, buscando auxiliá-lo e informa-lo sobre sua quimioterapia. Desta forma, o trabalho em equipe do farmacêutico pode contribuir para a melhora da qualidade de vida do paciente e este trabalho pode auxiliar no estabelecimento de rotina de avaliação de NPIQ no HUB.
Abstract: A peripheral neuropathy induced by chemotherapy (NPIQ) is one of the frequent adverse effects in the treatment of cancer with potentially neurotoxic drugs, such as taxanes and platinum derivatives. There are no data on Brazil about an incidence of NPIQ, so the study was divided into two stages, having a first stage of the goal of an activity as a health unit. The Oncology Unit of the HUB in drug use with potential to cause this neurotoxicity and the second Step with the objective of constructing a data collection instrument that provides evaluation of the NPIQ as well as of elaborating an explanatory folder that approaches an NPIQ. (41) patients participating in the study and one of the most popular female, with the mean age of 52.3 years. All patients are easy to use with potential to cause. NPIQ, however, there is no description, there is no evaluation chart for diagnosis of peripheral neuropathy and there are also no reports of signs and symptoms that may be due to peripheral neuropathy. Thus, the instrument can aid in the diagnosis of NPIQ, an end that the patient has a special attention to a symptomatology of neurotoxicity and a folder can improve the patient's better understanding of the signs and symptoms of NPIQ. It should be emphasized that the role of the pharmaceutical is fundamental in the treatment of the cancer patient, from a manipulation of the drug, no support to the health team clarified as relevant information about the chemotherapies and fundamentally without contact with the patient, seeking to assist and inform It on his chemo. In this way, the pharmacist's teamwork can contribute to the improvement of the patient's quality of life and this work can aid in any routine establishment of NPIQ evaluation in the HUB.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Farmácia, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons