Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RaulYsdyxyamFerreiraSantos_tcc.pdf350,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação popular : uma experiência entre universitários e o Centro de Ensino 05 do Paranoá
Autor(es): Santos, Raul Ysdyxyam Ferreira
Orientador(es): Souza, Elza Maria de
Assunto: Promoção da saúde
Educação popular
Direitos sociais
Participação social
Educação em saúde
Data de apresentação: 28-Nov-2016
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: SANTOS, Raul Ysdyxyam Ferreira. Educação popular: uma experiência entre universitários e o Centro de Ensino 05 do Paranoá. 2016. [19] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Introdução: O Brasil vem passando por um período de retrocesso no que diz respeito a garantia de direitos sociais. Assim, é necessário fomentar ações que estimulem a participação social e, além disso, possibilitem o aprendizado da população sobre os direitos e deveres que os governantes têm para com a população. Objetivo: Estimular professores e capacitar um grupo de estudantes universitários para atuarem como multiplicadores da Educação Popular em salas de aula de uma escola do Paranoá, DF. Método: Como pressupõe a EP estão sendo desenvolvidas rodas de conversas, as quais seguem uma ordem em três tempos; a) Primeiro é feito um círculo com os participantes, em seguida todos se apresentam e logo é feita uma dinâmica para que todos se sintam confortáveis; b) No segundo tempo inicia-se a discussão com uma pergunta motivadora, o processo é bastante democrático e eclético, os participantes seguem discutindo, cada vez que se quer dar voz a um participante é passada a palavra com um gesto que estimule a interação; c) No terceiro momento os diálogos dentro do círculo vão se esgotando, então é feito um resumo das questões discutidas e em seguida é feita uma última pergunta motivadora para que os indivíduos saiam dali com algum fechamento e crítica sobre tudo que foi discutido. Discussão: Por meio das rodas efetuadas até a conclusão desse projeto, foi possível estimular o pensamento crítico sobre os direitos sociais, além de criar espaços de encontro entre atores que detém conhecimento, mas nem sempre enxergam a potência da troca entre seus saberes populares e os científicos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons