Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Granemann, Sérgio Ronaldo | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Juliana Ponte | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Juliana Ponte. Proposição de modelo de roteirização para distribuição de encomendas. 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A distribuição de encomendas é uma atividade que demanda organização e planejamento para que seja realizada de maneira eficiente e eficaz. Logo, é imprescindível que as empresas busquem técnicas para a otimização dos processos relacionados à distribuição. Uma dessas técnicas é a roteirização de veículos. A roteirização é uma forma de auxiliar este processo por determinar um ou mais roteiros de paradas a serem seguidos de acordo com as decisões, os objetivos e as restrições da frota estudada. Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa distribuidora de encomendas e buscou analisar a situação real que as rotas estão sendo executadas propondo um modelo de roteirização. Para a otimização do processo, aplicou a heurística do método de Clarke e Wright para comparar o real com o ideal. Após um estudo dos custos logísticos relacionados, o trabalho identificou a possibilidade de redução de custos, visto que as distâncias percorridas pela roteirização ideal são menores que no cenário atual. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distribuição física de bens | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roteirização (Logística) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de mercadorias | pt_BR |
dc.title | Proposição de modelo de roteirização para distribuição de encomendas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T17:22:29Z | - |
dc.date.available | 2017-08-11T17:22:29Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17825 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Parcels’ distribution is an activity which demands organization and planning to be done in an efficient and effective way. Thus, it is fundamental that companies search for techniques to optimize the processes related to the delivering activity. One of these techniques is the vehicle routing one. The routing technique is a way to support this process determining one or more stop routes to be adopted, according to decisions, goals and limitations related to the studied shipping. Problem this work has been developed at a parcels’ distributor company aiming to make an analysis of the executed routes’ current situation and to propose a routing model. In order to achieve the process optimization, Clarke and Wright method’s heuristic is apply to compare the real with the ideal situations. After studying the related logistic costs, this work identified the possibility of reducing costs, considering that the distances made by the ideal routing are shorter than the ones in the current scenario. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Produção
|