Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DeborahdaSilvaValadares.pdf8,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudos de síntese e dopagem de TiO2 nanoparticulado
Autor(es): Valadares, Deborah da Silva
Orientador(es): Ibaldo, Adriana Pereira
Assunto: Dióxido de titânio
Nanopartículas
Fotocatálise
Data de apresentação: 7-Jul-2017
Data de publicação: 10-Ago-2017
Referência: VALADARES, Deborah da Silva. Estudos de síntese e dopagem de TiO2 nanoparticulado. 2017. ix, 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química Tecnológica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Foram sintetizadas dispersões coloidais de TiO2 nanocristalino a partir de isopropóxido de titânio (IV) em meio aquoso. Para estudar o efeito da dopagem com Cr e Fe com molaridade 1:1 e concentração 0,1%, foram sintetizados três tipos de amostras: (i) com a dopagem feita no volume da partícula; (ii) com o recobrimento de nanopartículas de TiO2 puro com uma camada rica de dopante e (iii) com a dopagem feita no volume e depois recoberta com uma camada rica do dopante. A estrutura cristalina anatase e o tamanho médio das partículas de 2,8 nm foram determinados por meio da difração de raios-X (método do pó). O perfil de absorção no UV-VIS foi feito a fim de avaliar se há deslocamento em função da adição de dopante, bem como determinar o gap do material obtido. A fluorescência de raios X por energia dispersiva (EDX-FRX) foi realizada para verificar o percentual de cada componente das amostras e para confirmar a incorporação do dopante no semicondutor. Por fim, testes fotocatalíticos foram conduzidos por meio da fotodegradação de corantes, onde o semicondutor com dopagem mista e no volume com Cromo e Ferro mostraram-se eficientes para a fotodegradação do azul de bromofenol. A fotodegradação da Rodamina B acontecia, mas com taxa de reação inferior.
Abstract: We synthesized TiO2 nanocrystals colloidal dispersions from organo-titanate in aqueous medium. To study the doping effect using Cr and Fe, three kinds of samples were synthesized: (i) doping on semiconductor volume; (ii) doping on semiconductor surface and (iii) doping on surface and volume. The crystal structure and mean size of particles were determinate by X-ray diffraction (powder method). UV-Vis absorption spectrum was performed to analyse if there is a spectrum shift in function of dope addiction and the band gap of the obtained material. The FRX-EDX were realize to verify the component percent of each sample. Finally, photocatalytic tests were conduced by photodegradation on bromophenol blue and rhodamine B.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química Tecnológica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons