Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17818
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RicardoAlencarMachadoFilho_tcc.pdf2,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação e análise de um mercado específico de produtos alimentícios buscando maximizar a participação de mercado
Autor(es): Machado Filho, Ricardo Alencar
Orientador(es): Garcia, Reinaldo Crispiniano
Assunto: Consumidores - comportamento de compra
Alimentos - consumo
Política de preços
Alimentos
Data de apresentação: 7-Dez-2016
Data de publicação: 10-Ago-2017
Referência: MACHADO FILHO, Ricardo Alencar. Simulação e análise de um mercado específico de produtos alimentícios buscando maximizar a participação de mercado. 2016. ix, 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Devido ao recente período de instabilidade política e econômica enfrentado no Brasil, os consumidores hoje em dia estão cada vez mais exigentes com os produtos que consomem, e buscam cada vez mais produtos baratos para compor sua cesta básica de alimentos. Com base nesse cenário, este estudo buscou simular um mercado específico de alimentos, a fim de se entender as relações entre as demandas e preços das diferentes marcas do mercado. Após o entendimento e quantificação dessas relações, o estudo buscou simular as combinações de preços das marcas a fim de se estabelecer uma política na qual a participação de mercado da empresa interessada fosse a maior possível.
Abstract: Due to Brazil’s recent state of political and economic instability, today’s consumers are demanding more and more quality and lower prices on the products that compose their primary food assets. Based on this scenario, this study intends to simulate a specific market in order to understand the relationship of demand and price between the different brands that compose this market. After the understanding and quantification of these relations, this study will simulate the different combinations of price in order to obtain an ideal price politic in which the highest Market Share will be achieved.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons