Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1779
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_VilmadeOliveiraSantana.pdf320,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação escolar dos alunos que cumprem medida socioeducativa : um estudo de caso realizado no centro de internação de adolescentes de Planaltina - CIAP
Autor(es): Santana, Vilma de Oliveira
Orientador(es): Gurgel, Bruno Saback
Assunto: Educação inclusiva
Adolescentes
Atos ilícitos
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 8-Ago-2011
Referência: SANTANA, Vilma de Oliveira. Educação escolar dos alunos que cumprem medida socioeducativa: um estudo de caso realizado no centro de internação de adolescentes de Planaltina - CIAP. 2011. 29 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: A ressocialização e a inclusão do adolescente infrator na sociedade exigem uma série de medidas a serem adotadas conjuntamente pelo Estado, pela família e pela comunidade. A educação, direito de todos e dever do Estado, deve ser promovida e incentivada visando o pleno desenvolvimento desses jovens, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme estabelece a Constituição brasileira. Este trabalho descreve e discute os principais desafios e dificuldades da educação escolar oferecida aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa com restrição de liberdade no Centro de Internação de Adolescentes de Planaltina-DF, baseando-se em entrevistas com funcionários e internos bem como na revisão de bibliografia sobre o tema. A pesquisa tem como principal objetivo fornecer subsídios para que se promova a melhoraria da qualidade da educação escolar oferecida aos adolescentes dentro do centro, haja vista que ela, a educação, é essencial ao pleno desenvolvimento desses jovens bem como para seu preparo, tanto para o exercício da cidadania como para a qualificação para o trabalho e inserção na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons