Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Vagner dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Amanda Kellen dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Kellen dos. Terapia ocupacional na Espanha e Brasil: explorando similaridades e divergências históricas e atuais. 2016. 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante a segunda metade do século passado o Movimento Internacional de Reabilitação (MIR) promoveu uma expansão da Terapia Ocupacional (TO), anteriormente restritas ao países anglófonos. Isso foi uma realidade para países Europeus não anglófonos, como Espanha, e países Latino Americanos, como o Brasil. Este trabalho pretendeu explorar alguns aspectos históricos da TO na Espanha e no Brasil, e comparar dois programas de formação universitária, de cada país, Universidade de Brasília (Brasil) e da Escola d’Infermeria i Terapia Ocupacional de Terrassa (Espanha). Para responder aos aspectos históricos foi utilizada uma revisão narrativa, na qual não há critérios predefinidos na avaliação e seleção das referências, aqui o ponto de referência foi por consenso dos autores. Em relação a comparação dos programas de ensino, foi feito uma revisão documental focando em aspectos de carga horária, número de créditos, conteúdos e corpo docente de cada instituição. O MIR efetivamente foi importante na implementação de programas de reabilitação em ambos países. No Brasil os primeiros centros foram instalados logo na década de 50, e o curso de Terapia Ocupacional teve reconhecimento universitário ainda na década de 60. Em contraste, a TO na Espanha teve seu reconhecimento como curso superior de forma tardia, o que consequentemente influenciou a entrada dos profissionais no mercado de trabalho. Em relação aos programas de ensino, observa-se algumas similaridades, quanto a intenção de articular conteúdos de ciências humanas, biológicas e específicos. No entanto, observa-se uma grande diferença quanto ao tempo e a forma que isso acontece. Cada profissão e ensino universitário da mesma foi influenciada de forma diferente pelo momento histórico de cada país. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Terapia ocupacional - Espanha | pt_BR |
dc.title | Terapia ocupacional na Espanha e Brasil : explorando similaridades e divergências históricas e atuais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-08T15:16:22Z | - |
dc.date.available | 2017-08-08T15:16:22Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17789 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Sanz Victoria, Silvia | - |
dc.description.abstract1 | During the second half of the last century the Rehabilitation Movement (RM) promoted an expansion of Occupational Therapy (OT), previously restricted to the English-speaking countries. This was true for non-English-speaking European countries such as Spain and Latin American countries such as Brazil. This paper aimed to explore some historical aspects of OT in Spain and Brazil, and to compare two university training programs: Universidade de Brasília (Brazil) and Escola d’Infermeria i Terapia Ocupacional de Terrassa (Spain). In order to answer the historical aspects, a narrative revision was used, in which there are no predefined criteria in the evaluation and selection of references, the reference point was the more than three decades of professional experience of the second and third authors. In relation to the comparison of teaching programs, a documentary review was done focusing on the aspects of time, number of credits, content and teaching staff of each institution. The RM was effectively important in the implementation of rehabilitation programs in both countries. In Brazil the first centers were installed as early as the 1950s, and the Occupational Therapy course had university recognition in the 1960s. In contrast, OT in Spain had its recognition as a college course late, which consequently influenced its entry into the labor market. In relation to the teaching programs, some similarities are observed, as well as the intention to articulate contents of human, biological and specific sciences. However, there is a great difference in time and the way this happens. Each profession and university education of the same was influenced differently by the historical moment of each country. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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