Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1778
Título: | Educação e meio ambiente : uma proposta de educação participativa |
Autor(es): | Abrantes, Francisco Clailton Alves de |
Orientador(es): | Ledo, Roger Maia Dias |
Assunto: | Educação ambiental Ensino fundamental |
Data de apresentação: | Mai-2011 |
Data de publicação: | 8-Ago-2011 |
Referência: | ABRANTES, Francisco Clailton Alves de. Educação e meio ambiente: uma proposta de educação participativa. 2011. 22 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | Discutir as estratégias de ensino aplicadas ao tema “meio ambiente”, no âmbito do ensino fundamental, situar historicamente o estudo do meio ambiente no Brasil e no mundo e os desdobramentos desta discussão nas políticas públicas, destacando-se a política educacional; pretende também discutir a introdução do tema “meio ambiente” no currículo escolar brasileiro ao apresentar uma aula de reciclagem de papel com os alunos do ensino fundamental do Colégio Marista, como proposta de metodologia participativa de ensino para abordar o tema de conservação ambiental. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema “educação ambiental”, considerando a sua historicidade, a abordagem do tema em sala de aula e uma análise da atividade prática de reciclagem de papel, onde foram considerados os resultados que tal atividade pode ter sobre a concepção dos alunos sobre o tema conservação do meio ambiente. Diante da análise realizada a partir da atividade prática, foi possível perceber que a educação ambiental estimula a mudança de valores através de propostas pedagógicas baseadas na participação do educando, gerando mudança de comportamento e desenvolvendo capacidades de avaliação e conscientização. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.05.TCC.1778 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons