Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17774
Título: | Concepções prévias de estudantes da educação básica sobre o conceito de ar – uma investigação no âmbito do Projeto UnB-TUR científico |
Autor(es): | Cunha, Daniel Silva Carvalho da |
Orientador(es): | Silva, Roberto Ribeiro da |
Assunto: | Concepções prévias (Ciência) Química - estudo e ensino Experimentação |
Data de apresentação: | 7-Jul-2017 |
Data de publicação: | 8-Ago-2017 |
Referência: | CUNHA, Daniel Silva Carvalho da. Concepções prévias de estudantes da educação básica sobre o conceito de ar – uma investigação no âmbito do Projeto UnB-TUR científico. 2017. [42] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | As concepções prévias são ideias diferentes do padrão científico aceitável. Os estudos sobre as concepções prévias dos alunos iniciaram na década de 1970, e logo depois, passaram a ganhar espaço no ensino. Existem diversos tipos de concepções prévias relacionadas aos conceitos que envolvem a ciência. Sobre o conceito de ar, este trabalho identificou os seguintes tipos de concepções em um grupo de alunos: aristotélica, função, mistura gasosa, natureza da matéria e propriedades. A partir de desses tipos de concepções prévias, são sugeridas algumas atividades demonstravivo-investigativas como possíveis caminhos para superar esses problemas. Primeiramente, há uma abordagem sobre as contribuições dos gregos sobre o conceito de ar na antiguidade. Por fim, cinco experimentos são apresentados e cada um tem a característica de superar um tipo de concepção prévia identificada. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons