Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17765
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DanielCarvalho_tcc.pdf5,74 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atari Punk Console como recurso para aprendizagem musical
Autor(es): Carvalho, Daniel
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Música - técnicas
Instrumentos musicais
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 8-Ago-2017
Referência: CARVALHO, Daniel. Atari Punk Console como recurso para aprendizagem musical. 2016. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse trabalho tem como tema a utilização do sintetizador Atari Punk Console (APC) como recurso pedagógico para aulas de música. O foco deste trabalho consiste na apresentação de uma proposta pedagógica sobre do processo de construção do APC e a sua utilização na aprendizagem musical de alunos. O trabalho tratará de um tema que relaciona a tecnologia musical, abordando de maneira prática a construção de um APC, que se trata de um gerador de som, ou oscilador controlado por tensão. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de uma proposta pedagógica utilizando a construção do instrumento musical eletrônico denominado APC como recurso pedagógico musical que possibilite uma reflexão sobre os conhecimentos musicais que podem ser apropriados pelos alunos de música que tiverem contato com o dispositivo. As reflexões feitas após a apresentação e desenvolvimento da proposta pedagógica mostram que a utilização do APC como recurso pedagógico em aulas de música em escola da educação básica é mais um recurso pedagógico que pode estar disponível aos professores que queiram ensinar música ou fazer relação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento como a física. Acredito que construir um instrumento musical eletrônico em sala de aula se configura como mais um recurso para professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem da música.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons