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dc.contributor.advisorNogueról, Luiz Paulo Ferreira-
dc.contributor.authorSousa, Guilherme Macêdo de-
dc.identifier.citationSOUSA, Guilherme Macêdo de. A Virgen del Cerro e a construção da colonialidade do saber no Vice-Reino do Peru. 2017. [48] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia aborda o uso das imagens, isto é, a dimensão semiótica, durante a colonização da América pelos europeus a partir do século XVI. De modo amplo, procura-se entender a Conquista não só como um fenômeno político, econômico e militar, mas também como um fato de profundas implicações socioculturais. Para tanto, o foco de análise deste trabalho está na pintura Virgen del Cerro, de autoria anônima e expressão do barroco peruano colonial. Tal imagem evoca a construção da colonialidade do poder e do saber, como instâncias acessórias da colonização política e econômica. Trabalhou-se, portanto, com pressupostos teóricos decoloniais afim de investigar os meandros da colonização, assentada no uso de imagens. De igual modo, procurou-se trazer a discussão imagética também para a contemporaneidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordColonizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPinturapt_BR
dc.subject.keywordArte barrocapt_BR
dc.subject.keywordColonialidadept_BR
dc.subject.keywordPerupt_BR
dc.titleA Virgen del Cerro e a construção da colonialidade do saber no Vice-Reino do Perupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T11:27:06Z-
dc.date.available2017-08-08T11:27:06Z-
dc.date.submitted2017-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17764-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph deals with the use of images, that is, the semiotic dimension, during the colonization of America by europeans from the 16th century. In a broad way, we try to understand the Conquest not only as a political, economic and military phenomenon, but also as a fact of deep socio-cultural implications. Therefore, the focus of analysis of this work is in the painting Virgen del Cerro, anonymous authorship and expression of colonial Peruvian baroque. This image evokes the construction of the coloniality of power and of knowledge, as auxiliary instances of political and economic colonization. Thus, we worked with decolonial theoretical presuppositions to investigate the meanderings of colonization, based on the use of images. In the same way, it was tried to bring the image discussion also to contemporaneity.pt_BR
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