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dc.contributor.advisorRibeiro, Hugo Leonardo-
dc.contributor.authorSilva, Luis Alberto Rodrigues Gomes da-
dc.identifier.citationSILVA, Luis Alberto Rodrigues Gomes da. Note by note: transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazz. 2017. 31 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo averiguar por que a prática de “tirar de ouvido” ainda se faz presente nas relações de ensino e aprendizagem do jazz, uma vez que há atualmente uma quantidade relevante de materiais didático que a princípio suprem tal necessidade. A escolha de tal tema se deu para entender quais são as razões que fazem o “tirar de ouvido” uma prática presente no jazz desde o seu início até hoje. O trabalho foi realizado por meio da pesquisa qualitativa e a técnica empregada foi a entrevista semiestruturada individual com músicos e professores cujo o foco é o jazz. Para a presente pesquisa os entrevistados foram Genil Castro, Oswaldo Amorim, Bruno Mangueira e Craig Wagner (EUA). A bibliografia trabalhada se compõe de biografias e trabalhos acadêmicos da área de música popular e do jazz em especial. As conclusões da pesquisa apontam que determinados benefícios são alcançados principalmente por conta do “tirar de ouvido”, motivo pelo qual a prática se faz na atualidade. Tais benefícios vão desde a aquisição de elementos de nuances interpretativas (como articulação, por exemplo) até ganhos na percepção musical. Por fim, a explicação alcançada nesta pesquisa aponta que a transcrição e a escuta são ferramentas importantes e fundamentais para auxílio do aprendizado estilístico do jazz.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPrática musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - técnicaspt_BR
dc.subject.keywordJazz (Música)pt_BR
dc.titleNote by note : transcrição como modelo de aprendizagem estilística no jazzpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-08T11:18:58Z-
dc.date.available2017-08-08T11:18:58Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17763-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research aims to find out why the practice of transcribing is still present in the teaching and learning relationships of jazz, since there is currently a significant amount of didactic materials that at first meet such need. The choice of this theme was to understand what are the reasons that make transcribing a practice present in jazz from the beginning to today. The work was carried out through qualitative research and the technique employed was the individual semi - structured interview with musicians and teachers whose focus is jazz. For the present research the interviewees were Genil Castro, Oswaldo Amorim, Bruno Mangueira and Craig Wagner (USA). The bibliography is composed of biographies and academic works of the area of popular music and jazz in particular. The conclusions of the research indicate that certain benefits are achieved mainly because of the transcring, which is why the practice is done nowadays. These benefits range from the acquisition of elements of interpretive nuances (such as articulation, for example) to gains in musical perception. Finally, the explanation reached in this research points out that transcription and listening are important and fundamental tools to learn the style of jazz.pt_BR
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