Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17754
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MayllonMelodeMiranda_tcc.pdf3,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das atividades de desenvolvimento de software no Centro de Processamento de Dados de uma universidade pública
Autor(es): Miranda, Mayllon Melo de
Orientador(es): Barbalho, Sanderson Cesar Macedo
Assunto: Processamento eletrônico de dados
Software - desenvolvimento
Universidades e faculdades públicas
Mapeamento de processos (Administração)
Data de apresentação: 14-Dez-2016
Data de publicação: 7-Ago-2017
Referência: MIRANDA, Mayllon Melo de. Análise das atividades de desenvolvimento de software no Centro de Processamento de Dados de uma universidade pública. 2016. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a tendência de passagem do Brasil para o grupo de economias com maior grau de maturidade, que privilegiam o desenvolvimento de soluções e sistemas, enxergou-se a importância de compreender como esse processo acontece. Este estudo objetiva mapear as atividades de desenvolvimento de software em um órgão público de administração direta, de modo a verificar possíveis falhas que impeçam o sucesso total dos projetos de software. O trabalho foi realizado através de um estudo de caso, no qual o processo de desenvolvimento de software foi modelado na sua forma vigente em um Centro de Informação de uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. A partir da análise do modelo, ele foi classificado de acordo com os modelos de desenvolvimento de software, posteriormente, foi confrontado quanto ao seu modo de gestão de projetos, e por fim foi comparado com metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Abstract: With the tendency of Brazil to move to the group of economies with a higher degree of maturity, which favor the development of solutions and systems, it was seen the importance of understanding how this process happens. This study aims to map software development activities in a public direct administration agency, in order to verify possible failures that prevent the total success of software projects. The work was carried out through a case study, in which the software development process was modeled in its current form in an Information Center of a Brazilian Public Higher Education Institution. From the analysis of the model, it was classified according to the models of software development, later, it was confronted as to its mode of project management, and finally it was compared with agile methodologies of software development.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons