Título: | Modelagem e simulação numérica da resistência da superestrutura de ônibus rodoviário utilizando método dos elementos finitos |
Autor(es): | Lima, João Gabriel Machado de |
Orientador(es): | Nunes, Maria Alzira de Araújo |
Assunto: | Resistência de materiais Transporte rodoviário Controle de qualidade - normas Ônibus |
Data de apresentação: | 3-Dez-2015 |
Data de publicação: | 7-Ago-2017 |
Referência: | LIMA, João Gabriel Machado de. Modelagem e simulação numérica da resistência da superestrutura de ônibus rodoviário utilizando método dos elementos finitos. 2015. 95 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A frota de veículos rodoviários de transporte coletivo de passageiros, classificados como categoria M3, vem crescendo no Brasil e traz consigo um aumento do número de acidentes envolvendo ônibus rodoviários, que, apesar de representar uma pequena parcela dos acidentes totais no País, envolvem muitos feridos, devido à quantidade de passageiros. O grande desafio dos fabricantes de ônibus é atender os requisitos de segurança exigidos pelo órgão competente, neste caso o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e manter o produto com um preço competitivo no mercado. Mediante a exigência do cumprimento de normas de segurança, tal qual a Resolução nº 445 do Contran, de 25 de junho de 2013, o presente trabalho desenvolve um modelo numérico em elementos finitos a fim de simular o ensaio com pêndulo de uma seção de carroceria, segundo o método de cálculo regulamentado para a determinação da resistência da superestrutura de ônibus rodoviário na norma vigente. |
Abstract: | The fleet of road vehicles of public transport of passengers, ranked as the M3 category is increasing in Brazil and brings with it the increased number of road accidents involving buses, which despite representing a small share of total accidents in the country, covering many wounded because the number of passengers. The great challenge of the bus manufacturers is to meet the security requirements required by the competent body, in this case, the National Traffic Council (Contran) while searching still maintain your product with a competitive price in the market. By requiring compliance with safety standards, like the Resolution nº 445 of Contran of June 25, 2013, this work will develop a numerical finite element model in order to simulate the test with a pendulum body section regulated according to the calculation method for determining the road bus superstructure resistance in the current regulations. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|