Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17736
Título: | Oficina de Teatro de Cordel : análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educador |
Autor(es): | Vaz, Thiago Henrique Almeida |
Orientador(es): | Luz, Camila Borges |
Assunto: | Teatro - oficina Teatro - ensino Pensamento crítico Teatro - literatura de cordel |
Data de apresentação: | 4-Jul-2017 |
Data de publicação: | 7-Ago-2017 |
Referência: | VAZ, Thiago Henrique Almeida. Oficina de Teatro de Cordel: análise da experiência e relato dos resultados enquanto artista-educador. 2017. 87 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Ipatinga – MG, 2017. |
Resumo: | A pesquisa acadêmica intitulada Oficina de Teatro de Cordel: Análise da Experiência e Relato dos Resultados enquanto Artista-Educador, se refere a práticas docentes em uma escola pública do Leste de Minas Gerais através do Programa Mais Cultura. É um campo de estudo, de caráter exploratório e descritivo, que visa não só relacionar variáveis de análise central, bem como apresentar subsídios que possam servir de diretrizes para ações de transformação da realidade, incluindo revisão bibliográfica, pesquisa de campo e ponto de vista e experiência do próprio autor, ao propagar a cultura popular brasileira por meio do ensino do Teatro de Cordel, com o intuito de mostrar e registrar a importância efetiva desta linguagem poética e política, na formação crítica e pensante do Aluno Cidadão. Os objetivos específicos visam o cunho educativo nos alunos a fim de: Introduzir seu conteúdo pragmático, cognitivo e histórico, despertando o gosto por essa arte; Fomentar discussões e dinâmicas sobre temas atuais através dos folhetos como tarefa coletiva de fortalecimento social e identidade local; Aplicar jogos teatrais, dramáticos e improvisações pautados no Teatro Imagem como recurso didático-pedagógico; Coletar relatos dos participantes e profissionais envolvidos nesta relação ensino/aprendizagem; Mensurar os pontos positivos e negativos da respectiva oficina ministrada. Por fim, foi possível identificar, que se faz necessário oferecer oportunidades para que o educando possa naturalmente em cada experimento, vivenciar a construção e reconstrução de sua aprendizagem, refletindo criticamente sobre seus pensamentos e suas ações, e o mundo que o rodeia e o que a arte pode proporcionar em relação a isso. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons