Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Deborah Silva | - |
dc.contributor.author | Nizio, Thomas Félix Sousa | - |
dc.identifier.citation | NIZIO, Thomas Félix Sousa. Exposições como processo educativo em Museus de Ciências: dois exemplos da Universidade de Brasília. 2015. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo o estudo das exposições em Museus de Ciência, observando mais especificamente o caráter educativo desses espaços. Foram escolhidos como objeto de estudo dois espaços museológicos da Universidade de Brasília: a Mostra de Sismologia e o Museu de Geociências. Por compreensão dos espaços de museus e centros de ciências, já se observa que esses locais se voltam a ações educativas para promover seu conhecimento e para divulgar o fazer científico. Esses espaços se utilizam de exposições interativas com participação manual e visitas de grupos escolares, que usam esses museus como laboratórios de conhecimento e aprendizagem. Assim, este trabalho enfoca os elementos de que se valem as exposições dos Museus de Ciência para adquirir esse caráter educativo tão visível em seu discurso. O trabalho verifica a teoria sobre os processos educativos – a pedagogia museal – nos espaços expositivos nos espaços escolhidos como objeto de estudo, com o objetivo de compreender os elementos de aprendizagem e o fazer de uma exposição. Observou-se nos autores analisados que o diálogo com o público é imprescindível. Conhecer os visitantes faz parte do processo de produção de uma exposição educativa e confere ao público liberdade ativa no espaço museológico. No caso dos espaços estudados, verificaram-se características de uma Pedagogia Museal incluídas no planejamento expográfico. Os objetos interativos, a narrativa da exposição, o design da exposição, a mediação cultural por meio de mediadores e atividades educativas são alguns dos elementos dessa Pedagogia Museal que estão associados à imersão do conhecimento científico proposto em Museus de Ciência. Afirma-se, portanto, que as exposições de Museus de Ciência têm uma pedagogia museal em suas exposições. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática museal | pt_BR |
dc.title | Exposições como processo educativo em Museus de Ciências : dois exemplos da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-07T16:25:07Z | - |
dc.date.available | 2017-08-07T16:25:07Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17732 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to study exhibitions at Science Museums, taking a closer look into the educational character of such venues. Two museum spaces were chosen as subjects, namely the Mostra de Sismologia and the Museu de Geociências. Through the understanding of museums and science centers, it may be noted that such venues focus on the implementation of educational efforts to promote their knowledge and their scientific production. They avail themselves of exhibitions with manual interactions and visits paid by student groups that take the opportunity to use the museums as a laboratory of knowledge and learning. Thus, this study focus on the elements seen in the exhibitions at the Science Museums in order to take on their educational character, so conspicously found in their discourse. It was observed in the selected authors that the dialogue with the public is key. Knowing the visitors is part of the production process of an educational exhibition and grants the public active freedom in the museum space. In the cases observed, we found characteristics of a Museum Pedagogy included in their exhibition planning. The interactive objects, the narrative of the exhibition, as well as its design, the cultural mediation through the work of monitors and educational activities are some of the elements found in this Museum Pedagogy associated with the immersion in scientific knowledge proposed for Science Museums. We argue, therefore, that the exhibitions at Science Museums resort to a Museum Pedagogy in their exhibitions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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