Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17717
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DeborahLuisyOliveira_tcc.pdf553,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto MPC e a formação de licenciandos em música para atuação na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Déborah Luisy Araújo
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Música - instrução e estudo - infanto-juvenil
Professores - formação
Musicalização
Projeto Música para Crianças (MPC)
Extensão universitária
Data de apresentação: 5-Dez-2016
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA, Déborah Luisy Araújo. Projeto MPC e a formação de licenciandos em música para atuação na educação infantil. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisaras práticas docentes dos alunos do curso de Licenciaturaem Música da UnB,na musicalização infantil,no contexto do Projeto Música para Crianças (MPC), e as contribuições do referido projeto de extensão para o preparo destes profissionais para atuarem na Educação Infantil.Como objetivos específicos, busquei identificar o perfil dos licenciandos que participam do projeto, conhecer as práticas pedagógico-musicais realizadas por eles no curso de musicalização infantil do MPC e, verificar como eles são preparados e enxergam essa experiência em sua formação. Arelevância desta pesquisa sobre as práticas docentes dos alunos de licenciatura em Música da UnB no curso de musicalização infantil do projeto de extensão MPC se justifica por este ser uma possibilidade de complemento à formação no que concerne ao preparo de profissionais para a atuação na EI.Para mensurar esses dados, foi necessária uma abordagem qualitativa, trazendo como técnica de pesquisa o estudo de entrevista estruturada a três licenciandos participantes do MPC. Os resultados mostraram que, segundo as respostas dos entrevistados, o projeto de extensão analisado é importante na complementação de suas formações uma vez que não há, no curso de Licenciatura em Música da UnB, um enfoque específico à primeira etapa da Educação Básica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2016.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons