Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17716
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PauloRafaelLessaFigueiroa_tcc.pdf2,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMarins, Paulo Roberto Affonso-
dc.contributor.authorFigueiroa, Paulo Rafael Lessa-
dc.identifier.citationFIGUEIROA, Paulo Rafael Lessa. Um estudo sobre objetos de aprendizagem no âmbito das disciplinas de violão do curso de licenciatura em música a distância da Universidade de Brasília. 2016. 55 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Licenciatura em Música, 2016.pt_BR
dc.description.abstractObjetos de aprendizagem (OAs) são um tipo de tecnologia da informação e comunicação (TIC), e vêm sendo utilizados em diversas áreas do ensino com o intuito de apresentar conteúdos de diferentes naturezas, auxiliando e inovando a forma como o conhecimento é construído. No curso de Licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília, diferentes tipos de OA são utilizados, porém ainda não haviam sido formalmente estudados. Ao longo desta pesquisa foram descritos objetos de aprendizagem abarcados pelas disciplinas de violão do curso de Licenciatura em Música a distância da Universidade de Brasília, dos quais se destacam os OAs em forma de vídeo, áudio, imagens e textos. Esses objetos foram categorizados segundo as definições utilizadas por Borne (2011. A frequência e a quantidade em que são empregados foram descritas. Para efeito comparativo, a utilização de objetos de aprendizagem em outros três contextos do ensino de violão a distância foi também documentada: CAEF (2016), CIFRACLUB (2016) e TRUEFIRE e CARLTON (2009). Assim, pôde se verificar a utilização de OAs em formatos semelhantes aos empregados no curso de Licenciatura em Música a distância da UnB, porém com as possibilidades diferenciadas de interação, entre estudante e recurso digital educacional. Com caráter complementar à analise, foi realizado um questionário com alunos das disciplinas de violão do curso de Licenciatura em Música a distância da UnB, para que se pudesse investigar não somente o emprego, mas também a utilização dos objetos de aprendizagem.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInstrumentos de cordapt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre objetos de aprendizagem no âmbito das disciplinas de violão do curso de licenciatura em música a distância da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T20:44:46Z-
dc.date.available2017-08-04T20:44:46Z-
dc.date.submitted2016-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17716-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1A type of information and comunication tecnology called Learning Objects, has been used on several teaching areas with the purpose of presents distinct nature contents, supporting and innovating the ways that knowledge can be construct. Distinct types of Learning Objects are utilized on the music graduation distance course at Universidade de Brasília, but it hasn't been formally studied yet. Some of the learning objects inserted in the classical guitar courses at the music graduation distance course at Universide de Brasília were related, described and analized along this research, wich can be emphasized the presence of video, audio, images and texts learning objects. These objects were categorized by Borne's (2011) definition. The frequence and quantity that it occurs were also described. As a comparative effect, the utilization of learning objects on three differents classical guitar teaching contexts were also documented. They are: CAEF (2016), CIFRACLUB (2016) e TRUEFIRE e CARLTON (2009). By that, it was possible to verify the utilization of learning objects on similar formats that those used at the music graduation distance course at Universide de Brasília, but with some differenciations on the potentiality of interaction between student and educacional digital resource. As a complementary feature, it was apllied a questionnaire to the students of the classical guitar disciplines on the music graduation distance course at UnB, so through that it was possible to analyze the utilization of the learning objects by the students.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons