Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ArthurAntonioRomao.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Hibridismo de linguagens cênicas : o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”
Autor(es): Romão, Arthur Antônio
Orientador(es): Lignelli, César
Assunto: Cinema mudo
Cinema - produção e direção
Roteiros cinematográficos
Teatro - produção e direção
Data de apresentação: 5-Jul-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: ROMÃO, Arthur Antônio. Hibridismo de linguagens cênicas: o encontro entre teatro e cinema na composição visual do filme-espetáculo “O Ouro, o Ladrão e sua Família”. 2017. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia se propõe a descrever e problematizar a criação prática do filme-espetáculo O Ouro, o Ladrão e sua Família, resultado de diplomação da turma de bacharel em Interpretação Teatral do primeiro semestre de 2016, Departamento de Artes Cênicas – Instituto de Artes – Universidade de Brasília. Partindo de montagem orientada por Leo Sykes Libâneo, este texto traz uma reflexão correlacionando a prática de se criar um espetáculo híbrido, o qual combina as linguagens teatral e cinematográfica, com um breve panorama histórico da linguagem cinematográfica, suas técnicas e como isso foi utilizado processo de criação cênica. Como resultado final foi apresentado um filme mudo, com sonorização performada ao vivo, do qual me proponho a discorrer num recorte sobre a composição da visualidade deste espetáculo. Dialogo sobre as escolhas estéticas, tanto as de encenação quanto as de atuação, e as influências históricas e teóricas que ajudaram a compor o filme-espetáculo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons