Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17699
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmandaFarah_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Seleçāo de fornecedores : Um estudo de caso em um comércio varejista de materiais de construção em geral
Autor(es): Farah, Amanda
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Materiais de construção
Fornecedores
Cadeia de suprimentos
Data de apresentação: 6-Jul-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: FARAH, Amanda. Seleçāo de fornecedores: Um estudo de caso em um comércio varejista de materiais de construção em geral. 2017. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A gestão da cadeia de suprimentos, buscando agregar valor e trazer benefícios a todos envolvidos tem se destacando. Uma área importante nesse contexto, é a área de compras, é por meio dela que ocorre o planejamento de adquirir insumos, avaliar fornecedores e seleção de fornecedores, buscando trazendo insumos para a empresa com qualidade, no tempo certo, quantidade certa e até mesmo constituindo parcerias. Dada a importância da seleção de fornecedores para o sucesso da empresa e forma de adquirir vantagem competitiva, a presente pesquisa teve por objetivo analisar o processo de seleção de fornecedores em uma loja destinada à construção civil no Distrito Federal. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, de caráter qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um estudo de caso e com procedimentos técnicos de análise documental, observação direta e entrevista semiestruturada com dois colaboradores da organização estudada. De acordo com o resultados obtidos, foi percebido que a organização usa múltiplos critérios para a seleção de fornecedores, como qualidade, precificação, custo e considera importante manter um bom relacionamento com toda a cadeia visando uma vantagem competitiva. A seleção deve ser feita de forma criteriosa e mais aprofundada devido a importância de decidir qual fornecedor a empresa vai trabalhar. A pesquisa contribui não só para uma análise mais profunda da seleção de fornecedores para a empresa como para o meio acadêmico tendo em vista poucos estudos sobre seleção de fornecedores no segmento da construção civil. A pesquisa encontrou algumas limitações como o tempo para análise de dados, limitação do número de entrevistados e a falta de documentos que relatem sobre o processo de seleção de fornecedores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons