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2017_PauloGasperinDubois.pdf640,81 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorDubois, Paulo Gasperin-
dc.identifier.citationDUBOIS, Paulo Gasperin. Efeito do conteúdo publicado em mídia social sobre o desempenho comercial de artistas da Eletronic Dance Music (EDM). 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs mídias sociais se constituem em canais fundamentais para publicar conteúdos e comunicar artistas de música eletrônica junto aos fãs. Entender o efeito do conteúdo publicado nestas redes sobre o desempenho dos artistas é um desafio ao campo científico, haja vista os conhecimentos gerados para o estudo de marketing musical e mídias sociais, que suprem lacunas existentes sobre o tema. Este trabalho buscou entender o que caracteriza o desempenho comercial intra e entre artistas musicais e como este desempenho pode ser impactado pelas categorias de conteúdo publicado no Instagram, rede social com maior crescimento do número de usuários no mundo. Foram coletadas e categorizadas 5940 publicações de 11 artistas que são referência no gênero Eletronic Dance Music (EDM) realizadas na rede social Instagram como variável explicativa e, como variável explicada, o desempenho comercial do artista musical, composto por vendas musicais, posição do artista em ranking de popularidade e quantidade mensal de shows. A coleta abrangeu o período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Os resultados das regressões dinâmicas apresentam semelhanças e divergências entre as variáveis que afetam o desempenho intra e entre artista musical, com maior efeito positivo para publicação de fotos com outros artistas (co-branding) sobre o desempenho comercial entre artistas musicais e a publicação de fotos em shows sobre o desempenho comercial intra artistas musicais, além do efeito negativo principal gerado pela publicação de fotos profissionais sobre o desempenho comercial entre artistas. Os resultados do estudo apresentam caminhos para o planejamento de marketing a partir das redes sociais para empresários e artistas do ramo, trazendo direcionamentos para um tema ainda pouco explorado pelo campo da Administração.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtistaspt_BR
dc.subject.keywordMarketing na Internetpt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.titleEfeito do conteúdo publicado em mídia social sobre o desempenho comercial de artistas da Eletronic Dance Music (EDM)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T18:57:54Z-
dc.date.available2017-08-04T18:57:54Z-
dc.date.submitted2017-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17698-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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