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dc.contributor.advisorBraga, Ana Rita Costa de Souza Lobo-
dc.contributor.authorCarvalho, Lohanna Ferreira-
dc.identifier.citationCARVALHO, Lohanna Ferreira. Nível de participação dos alunos com comprometimento motor no ensino regular segundo a School Function assessment: revisão de literatura. 2016. 21 f,. il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2016.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A Educação Inclusiva é considerada como um método que objetiva incluir alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino, para tanto, faz-se necessária a preparação do papel da escola e da educação. O desempenho em atividades escolares das crianças com comprometimento físico está relacionado com as oportunidades que são oferecidas a estas, dependendo não somente do empenho físico, mas também das relações sociais. Objetivo: Este estudo objetivou verificar, através da revisão de literatura, a participação das crianças com deficiência física/motora em atividades escolares do ensino regular, sendo estas avaliadas pela School Function Assessment - SFA. Método: Realizada uma revisão bibliográfica Integrativa com buscas no contexto brasileiro nas bases de dados eletrônicas e foram incluídos na pesquisa 5 artigos científicos seguindo os critérios estabelecidos. Resultados: Observou-se que o principal aspecto que contribui para a participação da criança com deficiência física no ambiente escolar é a habilidade motora e o contexto em que este se encontra. As principais dificuldades avaliadas no ambiente escolar estão relacionadas à necessidade de realizar tarefas físicas, destacando o embarque/desembarque de transportes, atividades requeridas no banheiro, transição e a manipulação de materiais escolares. Conclusão: Conclui-se que quando o comprometimento físico do aluno é elevado resulta em uma maior limitação afetando a participação da criança nas atividades escolares, sendo necessária ajuda para executá-las, principalmente em tarefas de maior complexidade. A contribuição da Terapia Ocupacional nesse meio faz-se relevante, pois sua atuação objetiva facilitar a execução de atividades que aparecem comprometidas nesse contexto.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNecessidades especiaispt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaispt_BR
dc.subject.keywordParticipação estudantil na educaçãopt_BR
dc.titleNível de participação dos alunos com comprometimento motor no ensino regular segundo a School Function assessment : revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-04T18:44:52Z-
dc.date.available2017-08-04T18:44:52Z-
dc.date.submitted2016-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17696-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: Inclusive Education is considered as a method that aims to include students with special educational needs in the regular network of education, for that, it is necessary to prepare the role of school and education. The performance in school activities of children with physical impairment is related to the opportunities that are offered to them, depending not only on physical commitment, but also on social relationships. Objective: This study aimed to verify, through the literature review, the participation of children with physical / motor disabilities in regular school activities, and these were evaluated by the School Function Assessment - SFA. Method: An integrative bibliographical review was carried out with searches in the Brazilian context in the electronic databases and 5 scientific articles were included in the research following the established criteria. Results: It was observed that the main aspect that contributes to the participation of students with physical disabilities in the school environment is the motor ability and the context in which it is found. The main difficulties evaluated in the school environment are related to the need to carry out physical tasks, highlighting the transport embarkation / disembarkation, activities required in the bathroom, transition and the manipulation of school materials. Conclusion: It is concluded that when the physical commitment of the student is high results in a greater limitation affecting the child's participation in school activities, and assistance is needed to execute them, especially in tasks of greater complexity. The contribution of Occupational Therapy in this environment becomes relevant, since its action aims to facilitate the execution of activities that appear compromised in this context.pt_BR
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