Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SarahAntunesKacowicz.pdf885,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atualizações e adaptações na peça Calabar : o Elogio da Traição e as influências de Bertold Brecht
Autor(es): Kacowicz, Sarah Antunes
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Representação teatral
Buarque, Chico, 1944-
Adaptações teatrais
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: KACOWICZ, Sarah Antunes. Atualizações e adaptações na peça Calabar: o Elogio da Traição e as influências de Bertold Brecht. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Calabar: o Elogio da Traição é um musical escrito por Chico Buarque e Ruy Guerra em 1972. Concebido no período da ditadura no Brasil, foi escolhida como peça de formatura da disciplina Diplomação em Interpretação Teatral da Universidade de Brasília (UnB). O objetivo dessa monografia é analisar a atualização e as adaptações feitas para as apresentações realizadas em junho e outubro de 2016. Ao relacionar o teatro épico de Bertold Brecht com o texto dos dramaturgos, evidencia-se os conceitos de teatro político e distanciamento, além das influências do teórico sobre Chico Buarque. Associando os períodos da trama (séc. XVII) e da criação da peça com a contemporaneidade, subentende-se suas semelhanças políticas e sociais – o que explicita a preferência da turma por essa dramaturgia. É apresentada uma reflexão do processo criativo e do resultado final a partir do olhar da personagem Anna de Amsterdam, além de abordar as modificações que a afetaram. Como resultado, as alterações dramatúrgicas e cortes de canções colaboraram para a não compreensão de detalhes simbólicos e funcionais da personagem, transpondo essa para uma posição mais simplória no enredo. No entanto, ,mesmo com falhas na adaptação, a intenção inicial de criticar situações da atualidade se cumpriram.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons