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Título: Gestão da responsabilidade socioambiental : a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília.
Autor(es): Miranda, Felipe Guimarães
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Responsabilidade socioambiental
Marketing societal
Sustentabilidade
Consumidores - comportamento de compra
Moda
Data de apresentação: 3-Jul-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: MIRANDA, Felipe Guimarães. Gestão da responsabilidade socioambiental: a percepção do cliente quanto às práticas sustentáveis de uma empresa de varejo do setor de moda, em Brasília. 2017. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Tornou-se necessário o desenvolvimento de práticas e políticas em organizações para incentivar novas maneiras de fazer negócios, afetando menos o meio ambiente e, por consequência, a sociedade. A responsabilidade socioambiental é de grande importância não só por esses benefícios, mas também pelo aspecto de competitividade perante a concorrência, em que determinada organização pode ter vantagem competitiva sobre a outra por causa de aspectos sustentáveis. A empresa X é um grande exemplo de organização que investe em práticas de cuidado ambiental. Desenvolveu diversos programas como coleta de lixo eletrônico, os cabides são reciclados e/ou reutilizados, introduziu diversas técnicas de produção de algodão orgânico, que é cultivado sem produtos químicos ou organismos geneticamente modificados. Para realizar este estudo, a revisão teórica comtemplou temas como sustentabilidade, marketing societal, comportamento do consumidor e setor de varejo de moda. A pesquisa pode ser classificada como descritiva, com realização de um estudo de campo, com questionário “fechado” como instrumento de pesquisa. A partir das respostas de uma amostra de 400 clientes das lojas X, em Brasília (DF), foi possível analisar o conhecimento dessas pessoas sobre o cuidado ambiental da loja e o impacto delas em seu comportamento como consumidor. Os resultados atestaram que esses clientes foram impactados positivamente por esse tipo de prática, assim como foi possível observar pontos destoantes com a teoria estudada. Como principal conclusão sugere-se que a empresa invista na divulgação de suas práticas sustentáveis e que seja mais aberta a estudos sobre atitudes comportamentais dos seus clientes quanto tais práticas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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