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Título: A influência do julgamento e do significado no estilo de vida em relação à alimentação : uma pesquisa com consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicos
Autor(es): Ribeiro, Camila Gontijo
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Alimentos orgânicos
Comportamento do consumidor
Consumidores - valores sociais
Alimentação
Data de apresentação: 23-Jun-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: RIBEIRO, Camila Gontijo. A influência do julgamento e do significado no estilo de vida em relação à alimentação: uma pesquisa com consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicos. 2017. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar as relações entre o julgamento e significado atribuídos aos alimentos orgânicos e o estilo de vida em relação aos alimentos para consumidores de frutas, legumes e verduras orgânicos. O consumo de alimentos orgânicos vem crescendo ao longo dos anos, sendo as frutas, legumes e verduras (FLVs) os principais orgânicos a serem associados pelos consumidores e, por isso, os consumidores de FLVs orgânicos são o foco da pesquisa. Foi realizada uma revisão de literatura com os temas relativos ao comportamento do consumidor, alimento orgânico, julgamento e significado, estilo de vida e Food-Relatad-Lifestyle (FRL). A natureza da pesquisa é quantitativa e quanto aos objetivos é exploratória e descritiva. Foram aplicados 314 questionários pelo Google Formulários. O questionário continha 23 itens relativos a escala de julgamento e significado elaborada por Allen (1997) e traduzida por Alfinito, Nepomuceno e Torres (2012) e 63 itens relativos ao Food-Relatad-Lifestyle desenvolvidos por Brunso e Grunert (1998) e traduzidos para o português. Na análise dos dados, foram realizadas a análise descritiva dos resultados da pesquisa relativos a frequência de compra, local de compra e os dados demográficos. E a análise fatorial exploratória dos itens do questionário relativos ao julgamento e significado e a correlação e regressão linear múltipla entre as variáveis de julgamento e significado e FRL. Nos resultados entre julgamento e significado e FRL, foi possível verificar que o julgamento fragmentado e o significado utilitário foram mais frequentes comparados ao julgamento afetivo e ao significado simbólico, sendo assim, os consumidores de FLVs orgânicos tendem a ser mais racionais na compra de alimentos. No entanto, foi possível identificar também que dependendo da situação o consumidor pode ser racional ou emocional. O estudo contribuiu para a compreensão dos consumidores de orgânicos e permitiu que os comerciantes, com os resultados identificados, possam elaborar estratégias para atrair e fidelizar mais clientes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
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