Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17678
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TiagoHannaValle_tcc.pdf713,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: SEBRAE e as melhores práticas de governança corporativa : um estudo de caso comparativo
Autor(es): Valle, Tiago Hanna
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: SEBRAE
Governança corporativa
Governança
Data de apresentação: 4-Jul-2017
Data de publicação: 4-Ago-2017
Referência: VALLE, Tiago Hanna. SEBRAE e as melhores práticas de governança corporativa: um estudo de caso comparativo. 2017. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo demonstrar o grau de aderência às melhores práticas de governança corporativa, sugeridas pelo IBGC, de um Serviço Social Autônomo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, organização com estrutura impar e governança diferenciada das observadas em empresas privadas. Com a crescente ocorrência de empecilhos éticos no meio corporativo, empresas de todas as naturezas, segmentos e portes observaram a necessidade de aprimorar seus métodos de integridade e monitoramento, visando aumentar a confiança dos investidores ou de seus principais stakeholders. Com a utilização do método comparativo em conjunto com a elaboração de um estudo de caso, buscamos visualizar melhor a estrutura do SEBRAE/Nacional e de sua governança, criando índices de aderência aos instrumentos apresentados na 5ª edição do Código de Melhores Práticas de Governança Corporativo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Assim, foi possível observar positivamente a qualidade de governança da instituição, estando em linha com os resultados presentes na literatura de companhias abertas listadas em bolsa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons