Título: | O traje como experiência social : uma análise a partir da coleção de Charles Whort (século XIX-XX), do Museu Casa da Hera, Vassouras/RJ |
Autor(es): | Freitas, Jéssica Venância Franca de |
Orientador(es): | Queiroz, Marijara Souza |
Assunto: | Museu Casa da Hera (MCH) Brasil - história - século XIX Trajes Moda e comunicação Worth, Charles Frederick, 1825-1895 Leite, Eufrásia Teixeira, 1850-1930 |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 4-Ago-2017 |
Referência: | FREITAS, Jéssica Venância Franca de. O traje como experiência social: uma análise a partir da coleção de Charles Whort (século XIX-XX), do Museu Casa da Hera, Vassouras/RJ. 2016. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta pesquisa trata da experiência social do traje, a partir da coleção de Charles Worth (século XIX/XX) do Museu Casa da Hera (MHC), Vassouras/RJ. O conjunto de trajes estudado faz parte da coleção de vestuário de Eufrásia Teixeira Leite, contabilizando oito peças confeccionadas pelo estilista Worth, considerado patrono da moda. Destaca-se o fato de que a Eufrásia não fazia parte da tradicional representação social de sua época, uma vez que vivenciava uma realidade contrária aos costumes das mulheres daquele tempo. A partir dessa hipótese e outros questionamentos, foi explorada a importância da coleção do estilista para o Museu. Como etapas dessa tarefa, e constituindo em si objetivos auxiliares, buscamos contextualizar a coleção e o estilista, bem como o Museu no período estudado. A descrição do valor histórico e museal das peças é também uma fração importante da pesquisa, visto que deu as bases para a análise que aqui se propõe. |
Abstract: | This research is about the social experience of the costume, from the Charles Worth’scollection (XIX/XX century) in Casa da Hera Museum (MCH), Vassouras/RJ. The sets of costumes studied is part of Eufrásia Teixeira Leite clothing collection, counting eight pieces made by the stylist Charles Worth, considered patron of fashion. Stands out the fact that Eufrásia was not part of the traditional social representation from her time, sinces He was living a reality that goes against the habits of women from that time. From this hypothesis and other questions, the importance of the designer’scollection to the museum will be explored. As steps in this task, and constituting it self ancillary objectives, we seek to contextualize the collection and the designer, so as the museum in the studied period. The description of historical value of the part sand the museum is also an important part of the research, as it Will provide the basis for the analys is proposed here. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação —Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016. |
Aparece na Coleção: | Museologia
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