Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissadeMedeirosCoutinho.pdf268,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das determinantes que afetam a qualidade da informação contábil decorrente da harmonização aos padrões internacionais de contabilidade : uma investigação por meio do gerenciamento dos resultados contábeis
Autor(es): Coutinho, Larissa de Medeiros
Assunto: Informação contábil
Gerenciamento de resultados (GR)
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: COUTINHO, Larissa de Medeiros. Análise das determinantes que afetam a qualidade da informação contábil decorrente da harmonização aos padrões internacionais de contabilidade: uma investigação por meio do gerenciamento dos resultados contábeis. 2013. [15] f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A existência de diversas práticas contábeis, devido à estrutura social, econômica e financeira de cada país, faz com que as informações divulgadas não atendam às necessidades específicas de seus usuários. Logo, não raro, as demonstrações contábeis apresentam tipos de manipulação e/ou gerenciamento em seus resultados, dificultando sua interpretação. O presente trabalho tem por objetivo investigar se itens como a Pesquisa & Desenvolvimento e o Goodwill são utilizados pelos administradores como uma ferramenta (proxy) para o gerenciamento de resultados. Ademais, serão analisados os efeitos do período de pós-convergência das demonstrações contábeis às normas internacionais, bem como as consequências da crise de 2010 para sua qualidade: mais especificamente para o gerenciamento de resultados. Os dados foram coletados na base de dados DataStream® Thompson-Reuters a partir de uma amostra de 323 empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BM&FBOVESPA, para os períodos compreendidos entre 2003 e 2011. Os modelos de Pae (2005) e de Paulo (2007) foram utilizados para a estimação dos accruals a partir da inserção das variáveis escolhidas. Para que tais resultados pudessem ser desenvolvidos e apurados, utilizou-se o software Eviews ®. Após análise e interpretação dos dados, foi constatado que, para a amostra utilizada, apenas os gastos com Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) foram considerados como proxy para o gerenciamento de resultados. Os valores obtidos para as alterações ocorridas no Goodwill não foram significantes o suficiente, de modo que tal variável não fosse considerada uma proxy para a ação discricionária dos administradores.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons