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dc.contributor.advisorSilva, Francisca Cordélia Oliveira da-
dc.contributor.authorBatelli, Giulia Studart-
dc.identifier.citationBATELLI, Giulia Studart. Ideologia e gênero: Análise de Discurso Crítica sobre práticas sociais de estudantes universitários. 2016. [19] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa documental realizada por meio da Análise de Discurso Crítica (ADC), em que realizou-se uma análise de quatro frases expressas em contexto acadêmico com o objetivo de verificar se correspondiam a discursos de dominação e poder, e se serviam, de alguma forma, de estímulo à violência contra a mulher. Para embasar a pesquisa sobre a situação da mulher na sociedade contemporânea, foram utilizados os estudos das autoras Beauvoir (2009) e Celmer (2010). E para abordar sobre a ADC e sobre seu sistema de pesquisa foram utilizados os autores Fairclough (2003) e Ramalho e Resende (2011). A partir da aplicação das categorias analíticas elaboradas por Fairclough (2003), foi observado que ainda é atribuído à mulher a função de servir ao gênero masculino, de forma a desmerecê-las como sujeitos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnálise do Discurso Crítica (ADC)pt_BR
dc.subject.keywordViolência contra as mulherespt_BR
dc.subject.keywordMulheres - construção socialpt_BR
dc.titleIdeologia e gênero : Análise de Discurso Crítica sobre práticas sociais de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T20:53:05Z-
dc.date.available2017-08-03T20:53:05Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17664-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is a documental research guided by Critical Discourse Analysis (CDA), in which was conducted an analysis of four expressed sentences in academic context in order to verify if they corresponded to discourses of domination and power, and, somehow, encouraged violence against women. In order to formulate a consistent academic basis on women's situation in contemporary society, the works of Beauvoir (2009) e Celmer (2010) were studied, and to address on the CDA method and its research system, the authors Fairclough (2003) and Ramalho and Resende (2011) were also studied. From the application of the analytical categories developed by Fairclough (2003), it was observed that the role of serving the male is still assigned to women in order to belittle them as subjects.pt_BR
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