Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17659
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucianaDeSousaSantosCosta_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Necessidades de informação para a tomada de decisão na diplomacia brasileira
Autor(es): Costa, Luciana de Sousa Santos
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Diplomacia
Tomada de decisão
Diplomatas
Data de apresentação: 16-Mar-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: COSTA, Luciana de Sousa Santos. Necessidades de informação para a tomada de decisão na diplomacia brasileira. 2017. [62] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo objetiva identificar as necessidades de informação para a tomada de decisão na diplomacia brasileira. As necessidades são analisadas de acordo com o perfil profissiográfico da carreira de diplomata inferido a partir da Lei n° 11.440, de 29 de dezembro de 2006 e do Edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata no Brasil. A pesquisa é qualiquantitativa, de caráter descritivo, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionário. O estudo considera a diplomacia no Brasil, a tomada de decisão como uma característica intrínseca às organizações e as necessidades de informação como algo natural ao exercício da carreira de diplomata brasileiro. Chegou-se a conclusão de que as necessidades de informação têm origem variada e abrangente e que as técnicas para tomada de decisão são, normalmente, utilizadas em conjunto.
Abstract: The study aims to identify the information needs for decision-making in Brazilian diplomacy. The information needs are analyzed from the professional profile of diplomacy career inferred from Brazilian legislation 11.440, of December 29th, 2006 and on publication of test for admission on diplomacy career. The research is qualitative-quantitative, of descriptive objective, with bibliographic research, documentary research and questionnaire application. The study considers diplomacy in Brazil, decision-making as an intrinsic characteristic of organizations and the information needs as a natural to the exercise of the Brazilian diplomacy career. Having as main result the information needs are of varied and comprehensive origin and that the techniques for decision-making are normally used together.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2017.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons