Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_TassianeDiasFigueiro_tcc.pdf4,35 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDias, Juliana de Freitas-
dc.contributor.authorFigueiró, Tassiane Dias-
dc.identifier.citationFIGUEIRÓ, Tassiane Dias. Meu mundo através da arte: a leitura de imagem na escola baseada na leitura de mundo dos/as alunos/as. 2015. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central analisar traços e nuances de identidades dos alunos de uma turma de nono ano de uma escola pública de Samambaia-DF através de entrevistas socioculturais realizadas com eles e com seus familiares. Também visa relacionar esses traços de identidades com as leituras de imagens que estes alunos realizam nas aulas de artes. Trata-se de uma pesquisa sobre as crises de identidade e conflitos sociais e culturais que surgem no interior das facetas identitárias, ideológicas e reflexivas dos adolescentes gerados pela experiência vivida por eles no seu ambiente familiar, escolar e comunitário. Busca-se aliar essa rica e vasta experiência de vida ao aprendizado do aluno, de modo a apontar possíveis caminhos metodológicos que podem ser utilizados por outros professores nas escolas. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico que tem como principais pressupostos teóricos a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, os estudos sobre educação de Paulo Freire, os PCNs e os estudos sobre identidade de Stuart Hall.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes - identidadept_BR
dc.titleMeu mundo através da arte : a leitura de imagem na escola baseada na leitura de mundo dos / as alunos / aspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-03T19:08:18Z-
dc.date.available2017-08-03T19:08:18Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17647-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons