Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Juliana de Freitas | - |
dc.contributor.author | Figueiró, Tassiane Dias | - |
dc.identifier.citation | FIGUEIRÓ, Tassiane Dias. Meu mundo através da arte: a leitura de imagem na escola baseada na leitura de mundo dos/as alunos/as. 2015. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo central analisar traços e nuances de identidades dos alunos de uma turma de nono ano de uma escola pública de Samambaia-DF através de entrevistas socioculturais realizadas com eles e com seus familiares. Também visa relacionar esses traços de identidades com as leituras de imagens que estes alunos realizam nas aulas de artes. Trata-se de uma pesquisa sobre as crises de identidade e conflitos sociais e culturais que surgem no interior das facetas identitárias, ideológicas e reflexivas dos adolescentes gerados pela experiência vivida por eles no seu ambiente familiar, escolar e comunitário. Busca-se aliar essa rica e vasta experiência de vida ao aprendizado do aluno, de modo a apontar possíveis caminhos metodológicos que podem ser utilizados por outros professores nas escolas. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico crítico que tem como principais pressupostos teóricos a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, os estudos sobre educação de Paulo Freire, os PCNs e os estudos sobre identidade de Stuart Hall. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes - identidade | pt_BR |
dc.title | Meu mundo através da arte : a leitura de imagem na escola baseada na leitura de mundo dos / as alunos / as | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T19:08:18Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T19:08:18Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17647 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|