Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Barretto, Ana Ramos | - |
dc.identifier.citation | BARRETTO, Ana Ramos. Land Art e museus: paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012. 2016. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho expõe a discussão existente quanto as possíveis formas de apresentação da Land Art em exposições institucionais, levando em consideração os paradigmas de encontro entre o movimento artístico e os museus. A partir da apresentação de referências teóricos da critica e história da arte, assim como da museologia, o trabalho trata as considerações existentes frente a exibição da Land Art através de seus dispositivos de registro, e como esse processo de tradução está diretamente ligado as condições de comunicação museológica e da própria obra. Para tanto, a pesquisa buscou discutir essas considerações já existentes frente as duas exposições específicas, levando em consideração suas qualidades curatoriais e seus discursos formados. Desse modo, percebeu-se diferenças significativas nos processos curatoriais devido ao estabelecimento de um quadro de trabalho especializado, voltado para pesquisa, e em consonância às intencionalidades dos artistas e das próprias obras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Land art (movimento artístico) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exposições de arte | pt_BR |
dc.title | Land Art e museus : paradigmas de apresentação e tradução em 1969 e 2012 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T18:50:37Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T18:50:37Z | - |
dc.date.submitted | 2016-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17644 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present paper provides the existing discussion about the possible forms of display of Land Art in institutional exhibitions, taking into account the paradigms of the encounter between the artistic movement and museums. Through the presentation of theoretical frameworks from the artistic criticism, art history and museology, the work deals with the existing considerations facing the display of Land Art through their documentary records, and how this process of translation is directly linked to the museological communication conditions and the work itself. Therefore, the research sought to discuss these existing considerations facing two specific exhibitions, taking into account their curatorial qualities and different forms of speeches. Thereby, it was noticed significant differences in curatorial processes due to the establishment of a specialized job board, dedicated to research, and in accordance to the intentions of the artists and the artworks. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|