Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/17643
Título: | Educação Patrimonial : memória, identidade e aprendizagem no Centro Educacional Agrourbano Ipê |
Autor(es): | Santos, Francijane Lima dos |
Orientador(es): | Calisto, Cristiano de Souza |
Assunto: | História - estudo e ensino Educação patrimonial Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 5-Dez-2015 |
Data de publicação: | 3-Ago-2017 |
Referência: | SANTOS, Francijane Lima dos. Educação Patrimonial: memória, identidade e aprendizagem no Centro Educacional Agrourbano Ipê. 2015. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo enfatizar a questão sobre a importância da Educação Patrimonial enquanto uma forma de letramento no ensino de História. A pesquisa foi realizada no Centro Educacional Agrourbano Ipê, situado no Combinado Agrourbano de Brasília I. Por desenvolver uma metodologia que reconhece o papel social do estudante, além de torná-lo autônomo na construção do conhecimento, a escola dissemina na comunidade local, propostas no tocante à importância da mesma em se reconhecer como sujeitos construtores de sua história. Foram utilizadas entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio e observações feitas em projetos realizados pela instituição que seguem a proposta do Projeto Político Pedagógico, sensíveis ao abordar temas que fazem referência à cultura de seus estudantes, visto que não se distancia da pedagogia de multiletramentos incentivada pela formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel social. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons