Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17625
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PauloGiovanniCabreiraMacedo.pdf795,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Satisfação e motivação : um estudo com trabalhadores da Superintendência Financeira da VALEC
Autor(es): Macedo, Paulo Giovanni Cabreira
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Serviço público - administração de pessoal
Satisfação no trabalho
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: MACEDO, Paulo Giovanni Cabreira. Satisfação e motivação: um estudo com trabalhadores da Superintendência Financeira da VALEC. 2017. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho buscou identificar, empiricamente, quais são os fatores que mais influenciam na satisfação e na motivação dos trabalhadores na Superintendência Financeira da VALEC e qual a correlação entre as dimensões destas duas variáveis. A organização possui como função social a exploração de infraestrutura ferroviária. A pesquisa constituiu em uma aplicação de dois questionários, a Escala de Satisfação no Trabalho Reduzida e Escala Tetra Fatorial de Motivação no Trabalho, ambos em escala Likert de 5 pontos. Participaram deste estudo todos os 64 colaboradores da Superintendência Financeira, o que permitiu obter um senso dessa área. A Escala de Satisfação no trabalho é composta por 5 fatores, e foi observado que a Satisfação com a Chefia é o fator com maior satisfação entre os colaboradores, ao passo que o fator Satisfação com as Promoções apresentou a menor média de satisfação. A Escala Tetra Fatorial de Motivação no Trabalho é composta por 4 fatores, e Motivação de Realização e Poder apresentou a maior média de percepção, e Motivação com a Organização do Trabalho é a menor. O resultado das correlações mostrou forte correlação entre o fator Motivação com a Organização do Trabalho e os fatores de Satisfação com o Salário, com a Natureza do Trabalho e com as Promoções. Os resultados permitem que os gestores possam identificar quais são os fatores de satisfação e motivação que mais influenciam os funcionários e assim, possam elaborar políticas para minimizar os problemas. Os resultados obtidos não podem ser generalizados para toda a organização, sendo assim, recomenda-se estudos em nível organizacional e pesquisas similares em outros órgãos da administração pública, direta e indireta.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons