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Título: Análise e proposta de implantação de uma gestão por processos nas juntas comerciais
Autor(es): Cunha, Frederico Silva e
Orientador(es): Affonso Neto, Annibal
Assunto: Administração pública
Gestão de processos
Data de apresentação: 16-Dez-2016
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: CUNHA, Frederico Silva e. Análise e proposta de implantação de uma gestão por processos nas juntas comerciais. 2016. ix, 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar, através de um estudo de caso, o processo de registro empresarial em uma Junta Comercial, com o intuito de identificar em que estado se encontra o órgão em relação a uma gestão orientada por processos e propor uma metodologia de implantação desse modelo de gestão. Processos são um conjunto de atividades com entradas a serem transformadas e saídas, que podem ser bens ou serviços. Quando os processos identificados são essenciais, também chamados de processos de negócio, são diretamente ligados ao negócio da empresa, capazes de agregar valor ao negócio e ao cliente final. Uma organização voltada aos seus processos de negócio tende a obter maior sucesso no ramo de negócio em que está inserida. Organizações tradicionais possuem estruturas organizacionais estritamente funcionais, o que limita uma visão ampla dos processos de negócio, que percorrem as diversas áreas funcionais de uma empresa. Uma visão sistêmica do negócio possibilita a organização perceber a relação entre seus processos internos e a aplicação de seus recursos. Verificando os pontos que contrapõem uma administração por processos, é possível propor melhorias à organização de modo a orientá-la às melhores práticas da gestão por processos e, consequentemente, os seus benefícios. Através de observação direta, entrevistas e análise de documentos foi possível verificar o cenário atual de uma Junta Comercial em contraponto a uma visão por processos e, a partir disso, propor uma metodologia de implantação de uma gestão por processos em uma Junta Comercial, trazendo melhorias à administração pública e seu atendimento ao cidadão.
Abstract: This work aims to analyze, through a case study, the process of business registration in a Board of Trade, identifying where the organ stands in relation to a management based on processes, also proposing a methodology of implementation for this management model. Processes are a set of activities with inputs to be processed and outputs, which can be either assets or services. If the identified processes are essential, also called business processes, they are directly linked to the company business, adding value to both the business and final customer. An organization focused on their business processes tends to be more successful in the business area it is inserted. Traditional organizations have strictly functional organizational structures, which constrains a broad view of the business processes, which run among several functional areas of a company. A systemic business approach allows the organization to realize the relationship between their internal processes and the application of its resources. By checking the points that oppose an administration by processes, it is possible to propose improvements to the organization, orienting them to the best practices of process management, and consequently its benefits. Direct observation, interviews and document analysis made it possible to verify the current/actual scenario of a Board of in counterpoint to a process vision and from that, propose a methodology of implementing for a management based on processes in a Board of Trade, finally bringing improvements to the public administration and its citizen service.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.
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