Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Fernanda Gomes | - |
dc.contributor.author | Vigilato, Ueslei Alexandre dos Anjos | - |
dc.identifier.citation | VIGILATO, Ueslei Alexandre dos Anjos. Estratégias educacionais, públicas e privadas que podem contribuir para que a meta do desenvolvimento sustentável seja alcançada no Brasil. 2011. 35 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. | en |
dc.description.abstract | O desenvolvimento sustentável desponta como opção para tentar diminuir os danos ambientais, de maneira que haja sustentabilidade ecológica com crescimento econômico e social. Para isso, um fator importantíssimo na busca pela sustentabilidade é o investimento em educação em todos os setores da sociedade. Assim, este artigo sintetiza a pesquisa sobre a influência da educação na construção do desenvolvimento sustentável, procurando demonstrar como a educação pode provocar mudanças de comportamentos, de atitudes, que conduzam as pessoas e o governo a participarem mais ativamente das questões e problemas sociais. Este busca demonstrar como o processo educacional é essencial para o planejamento governamental, pois auxilia o governo na tomada de decisões e esclarece onde os recursos investidos surtirão efeitos mais benéficos ao desenvolvimento sustentável. Além disso, procura explicar como o conhecimento gerado pelo processo educacional também pode contribuir com as empresas e as Organizações Não-Governamentais na montagem de suas diretrizes de trabalho, de forma que estas tenham uma base ética e responsável com o meio ambiente. Outro aspecto pesquisado é a influência da educação no meio social. A pesquisa revela como a educação pode refletir de maneira eficaz na mudança de comportamento, na aquisição de valores, na motivação e sensibilização das pessoas a participarem ativamente das questões e discussões relativas ao desenvolvimento sustentável. Também explica como o desenvolvimento sustentável pode ser avaliado, ou seja, descreve como o governo pode medir se as ações e planejamentos realizados estão surtindo os efeitos esperados. Assim, através do exposto nesta revisão, procura-se descrever como a educação pode ser um dos pilares de sustentação deste novo paradigma, revelando a importância de se dar continuidade ao processo de expansão educacional, para que as ações, discussões e planejamentos a serem realizados tenham uma base sólida que consiga mobilizar e instruir todos os setores da sociedade na busca por soluções rumo a sustentabilidade. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | en |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | en |
dc.subject.keyword | Consciência ambiental | en |
dc.title | Estratégias educacionais, públicas e privadas que podem contribuir para que a meta do desenvolvimento sustentável seja alcançada no Brasil | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2011-08-04T13:56:51Z | - |
dc.date.available | 2011-08-04T13:56:51Z | - |
dc.date.issued | 2011-08-04T13:56:51Z | - |
dc.date.submitted | 2011-06-11 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/1761 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1761 | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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