Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17619
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoMatheusdeSouzaOliveira_tcc.pdf185,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correção monetária de balanços : uma análise dos estudos publicados em periódicos brasileiros no período de 1996 a 2015
Autor(es): Oliveira, Thiago Matheus de Souza
Orientador(es): Rodrigues, Jomar Miranda
Assunto: Indexação (Economia)
Correção monetária
Data de apresentação: 29-Jun-2016
Data de publicação: 3-Ago-2017
Referência: OLIVEIRA, Thiago Matheus de Souza. Correção monetária de balanços: uma análise dos estudos publicados em periódicos brasileiros no período de 1996 a 2015. 2016. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Durante algumas décadas, a economia do Brasil esteve sob forte influência dos efeitos da inflação, atingindo índices que superavam os 1.000% de crescimento da inflação. Após a implantação de diversos planos econômicos, que tinham como objetivo estabilizar a economia, a moeda brasileira só estabilizou seus preços em patamares aceitáveis a partir de 1994 com o Plano Real. No cenário que se desenvolveu em consequência da estabilização econômica, o governo brasileiro extinguiu a correção monetária das demonstrações financeiras por meio da Lei nº 9.249/1995. No fim de 2015, esta lei completou 20 anos de vigência. Neste contexto histórico, o presente trabalho tem como objetivo analisar as principais temáticas abordadas pelas publicações científicas em periódicos nacionais, no período de 1996 a 2015, cujo tema principal seja correção monetária. A metodologia utilizada no trabalho consiste em pesquisar determinadas palavras-chaves nos periódicos nacionais, com versão online gratuita e qualificação Qualis-capes entre os estratos A1 e C, seguida da leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa dos artigos científicos coletados. Ao todo, foram coletados 213 artigos, mas apenas 34 artigos tinham o tema correção monetária como assunto principal. Com relação à concentração das publicações, verificou-se que 70% dos artigos analisados estavam concentrados em apenas 5 periódicos dentre os 31 pesquisados. No tocante ao ano das publicações, verificou-se elevado volume de publicações no decênio de 2006 a 2015, cerca de 70%, o que demonstra que o tema tem tido maior relevância para a comunidade científica nos últimos anos. Quanto às características dos autores, verificou-se que as publicações tem assumido um formato mais colaborativo, com mais de 75% dos artigos com coautoria de 2 a 5 participantes. No quesito da temática abordada, os temas impactos no resultado, interpretação das demonstrações e distribuição de lucros responderam por 52,94% do total de publicações analisadas, frente a 47,06% das temáticas que tratam sobre a teoria da correção, comparação de métodos e análise bibliométrica. Por meio da analise dos artigos, é unânime a percepção dos autores de que a qualidade da informação contábil é o principal atributo afetado com a extinção da correção monetária. Segundo o IBGE (2016), a inflação acumula mais de 260% nos últimos vinte anos, assim, a correção monetária assume papel de destaque no meio acadêmico e deve ser tema de futuros estudos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons