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dc.contributor.advisorMelo, Nilce Santos de-
dc.contributor.authorFeitosa, Brendda Juliana Carvalho-
dc.identifier.citationFEITOSA, Brendda Juliana Carvalho. E-learning em diagnóstico bucal: relato de experiência na Universidade de Brasília. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.pt_BR
dc.description.abstractE-learning pode ser definido como qualquer tipo de situação educacional em que o conteúdo é disponibilizado eletronicamente via Internet quando e onde as pessoas precisam. Usando das possibilidades que o ambiente virtual oferece para o ensino, foi elaborado um e-módulo na Plataforma Moodle que contava também com a ferramenta da Realidade Aumentada. O objetivo desse estudo foi verificar o acesso, desempenho e aceitação de alunos de graduação em Odontologia frente à utilização do e-módulo nas atividades online da Disciplina de Diagnóstico Bucal na Universidade de Brasília. Avaliações de conteúdo (pré e pós teste), pré-teste de expectativa e pós-teste de satisfação foram elaborados para avaliar o conteúdo e a aceitação do e-módulo entre os participantes. Dos 25 participantes iniciais, dois concluíram o e-módulo, 11 começaram e não concluíram, nove não acessaram a Plataforma e três não aceitaram responder o pós-teste de satisfação. Pré e pós-teste de conteúdo não apresentaram dados significativos. O pós-teste de satisfação mostrou que dos alunos que não acessaram o e-módulo, ou acessaram e não concluíram, 80% alegaram “não ter tempo para acessar a Plataforma” e 15% afirmaram não participar, ou não concluir o e-módulo “porque este não trazia acréscimo de crédito ou nota”. Concluímos então que persiste o desafio de conhecer as barreiras que dificultaram a participação dos alunos na construção do conhecimento mediado por computadores e cabe ao docente o desafio de oferecer ferramentas adequadas que tornem os alunos participantes ativos no processo de aprendizagem, quer usando metodologias ativas ou não.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.keywordEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.keywordOdontologiapt_BR
dc.titleE-learning em diagnóstico bucal : relato de experiência na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.title.alternativeE-learning in oral diagnosis : experience report at the University of Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-02T14:46:45Z-
dc.date.available2017-08-02T14:46:45Z-
dc.date.submitted2016-10-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17608-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1E-learning can be defined as any type of educational situation in which the content is available electronically via Internet when and where people need it. Using the possibilities that virtual environment provides for education, was developed an e-module in the Moodle Platform that also had the implement of the Augmented Reality.The aim of this study was to verify the access, performance and acceptance of undergraduate dentistry students to use the e-module in the online activities of Oral Diagnosis Discipline at the University of Brasilia. Evaluations of content (pre and post-test), pre-test of expectation and post-test of satisfaction were designed to evaluate the content and acceptance of e-module among participants. Of the 25 initial participants, 2 completed the e-module, 11 started and did not complete, 9 did not access the platform and three did not accept to answer the post-test of satisfaction. Pre and post-test of content showed no significant data. The post-test of satisfaction showed that the students who have not accessed the e-module, or accessed and did not complete, 80% said they "did not have time to access the Platform" and 15% said they did not participate, or did not complete the e-module "because it would not improve GPA or course credit number". We concluded that the challenge to know the barriers that hindered the participation of the students in the construction of knowledge mediated by computers still remains and, furthermore, it is up to the teacher the challenge to provide appropriated tools that will make students active participants in the learning process, whether using active methodologies or not.pt_BR
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