Resumo: | A Percussão corporal é um recurso sonoro musical que explora os sons da voz e do corpo e que tem sido desenvolvida como uma prática performática e de ensino e aprendizagem da música. Nesta perspectiva, em prática de estágio supervisionado foi desenvolvido um projeto de Percussão Corporal e Ritmos Brasileiros (PCRB) numa escola de ensino fundamental do Distrito Federal (DF). Essa experiência estimulou a elaboração desta monografia. Esta tem por objetivo discutir as contribuições da Percussão Corporal (PC) para a aula de música a partir de trabalhos publicados na área e do projeto de Estágio Supervisionado em Música 1 realizado. Nesse sentido, este texto apresenta uma revisão de literatura organizada em 2 temáticas: Percussão Corporal e Educação (AMORIM, 2016; GONÇALVES, 2014; SIMÃO, 2013; BRASIL et al, 2015; RUGER, 2007; MORAES, 2012; MOREIRA, 2003; DEL PICCHIA et al, 2003; KEBACH, 2011; CIAVATTA, 1996) e Música Corporal (AMORIM, 2016; FERREIRA, 2011; GÓES, 2015; SIMÃO, 2013). Os autores destacam a importância da percussão corporal no caráter lúdico da aprendizagem; na participação ativa dos alunos, individualmente e em grupo; no desenvolvimento da autonomia e da criatividade e na facilidade de assimilação de conhecimentos musicais. Com base na literatura investigada e na experiência de estágio, esta monografia propõe ainda um conjunto de 4 aulas de percussão corporal com foco nos ritmos brasileiros Samba, Baião e Catira para a Educação Básica. As aulas são práticas, mas, também, abordam conceitos históricos dos ritmos sugeridos e conceitos musicais básicos tais como: células rítmicas, noção de forma da música, timbre e intensidade. O trabalho com percussão corporal demonstra ainda a importância da formação continuada do professor e uma postura aberta e criativa para inovar nas aulas de música. |