Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RegileneJoséLeiteAlves.pdf755,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O lúdico no ensino de citologia e sua importância para o desenvolvimento de competências e habilidades
Autor(es): Alves, Regilene José Leite
Orientador(es): Marchese, Roselei Maria Machado
Assunto: Atividades lúdicas
Biologia - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 4-Ago-2011
Referência: ALVES, Regilene José Leite. O lúdico no ensino de citologia e sua importância para o desenvolvimento de competências e habilidades. 2011. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Este artigo é uma abordagem sobre o contexto educativo de citologia que enfatiza a importância do lúdico para o desenvolvimento de competências e habilidades. Com o objetivo de proporcionar reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem com a utilização de recursos/estratégias lúdicas, desenvolvidas com os alunos do 1º período do Ensino Médio do Colégio Estadual Oemis Virgínio Machado. Questionando a seguinte problemática: se o lúdico é importante na aprendizagem de conceitos citológicos e se atividades lúdicas no Ensino de Biologia oportuniza ao aluno aprender de forma prazerosa? A metodologia utilizada para discutir este questionamento foi a pesquisa bibliográfica. Com confecção de tipos celulares, jogo de dominó citológico e baralho das organelas celulares. Verifica-se que o ensino centrado no professor não proporciona a criticidade. O lúdico como recurso didático aplicado ao ensino de citologia extrapola as demarcações e ações do jogar e do brincar, ou seja, cria condições aos alunos de envolvimento no processo de ensino/aprendizagem. Criando-se assim, um processo tríplice: atividades lúdicas x alunos x professor, promovendo a aquisição do conhecimento citológico. Na trajetória do ensino de citologia observa-se que as aulas de citologia tem mantido os alunos na passividade e o lúdico vem justamente romper este paradigma e colocar o aluno na condição de sujeito de sua aprendizagem, vivenciando e experimentando novas formas de aprender a citologia num contexto significativo, satisfatório e prazeroso.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons