Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17599
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RebeccaMariaQueirogaRibeiro.pdf655,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cinema e ensino de história das mulheres : possibilidades na abordagem de filmes históricos em sala de aula
Autor(es): Ribeiro, Rebecca Maria Queiroga
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Violência contra as mulheres
Mulheres - história
Mulheres no cinema
Data de apresentação: 10-Jul-2017
Data de publicação: 2-Ago-2017
Referência: RIBEIRO, Rebecca Maria Queiroga. Cinema e ensino de história das mulheres: possibilidades na abordagem de filmes históricos em sala de aula. 2017. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este artigo discute as possibilidades de abordagem de dois filmes históricos – Alexandria (2009) e Joana D’Arc de Luc Besson (1999) – no ensino de história das mulheres. Para isso, tece considerações sobre as formas de inclusão do protagonismo histórico das mulheres e das questões de gênero no ensino de história para turmas de nível médio, partindo da premissa de que é fundamental, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, a historicização/desnaturalização das representações históricas construídas sobre as mulheres pelo cinema. Os filmes históricos enquanto recursos didáticos podem suscitar uma série de questionamentos sobre a história e as representações das mulheres e das relações de gênero, podendo de alguma forma colaborar na educação para a igualdade de gênero e enfrentamento da violência contra as mulheres no tempo presente.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons