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dc.contributor.advisorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
dc.contributor.authorOliveira, Bruno Barbosa-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruno Barbosa. Modelo de filas para análise em um sistema portuário. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou entender os tempos de filas que representam o fluxo de caminhões para escoamento da produção de granéis sólidos vegetais através do Porto de Santos, e a relação dessas filas com as chegadas de vagões e caminhões no sistema portuário, desde a chegada nos pátios reguladores até a saída dos terminais. Para isso foram analisados dados reais de movimentação de caminhões e chegadas de vagões no Porto de Santos durante o ano de 2014, a partir das quais foram tratados de acordo com os parâmetros necessário para a realização das análises. Por fim, a partir dos dados assimilados de filas e relações entre caminhões e vagões, o presente estudo buscou estimar os custos de transporte de granéis sólidos vegetais das principais cidades produtoras de açúcar do Brasil ao Porto de Santos, para o cenário atual, onde existem cruzamentos rodoferroviários em nível nos acessos e trajeto pátio-terminal, e para o cenário futuro, onde considera investimentos para que esses cruzamentos deixem de existir em nível, a partir da construção de mergulhão para passagem simultânea de caminhões e vagões.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria das filaspt_BR
dc.subject.keywordTerminais portuáriospt_BR
dc.subject.keywordTransporte de cargapt_BR
dc.titleModelo de filas para análise em um sistema portuáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-02T11:41:22Z-
dc.date.available2017-08-02T11:41:22Z-
dc.date.submitted2016-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17597-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study aimed understand the queuing time that represents the flow of trucks trainsporting agricultural dry bulk to the Port of Santos, and the relation of these queues with the arrival of trucks and trains at the port system, from their arrival at the regulation parking areas to their exits, at the port terminals. For this purpose real data of trucks, movements and trains arrivals were analysed at the Port of Santos during the year of 2014, which were treated and filtered according to a certain set of parameters for this kind of analysis. Therefore, using this data, this study intended to estimate the transportation costs of agricultural dry bulk from the main sugar producing cities of Brazil to the Port of Santos. On two scenarios, the current scenario, where are roadrail junctions on the truck’s path and access, and for the future scenario, with infrastructure investment to end these roadrail junctions through a viaduct, contributing to the simultaneous passage of both modal.pt_BR
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