Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Elias Batista dos | - |
dc.contributor.author | Araujo, Patricia Rodrigues Lopes | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Patricia Rodrigues Lopes. Ensino de ciências e possibilidades de aprendizagens: aprendizagem significativa baseada na experimentação e uso de mapas conceituais. 2015. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Coordenação de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Especialização em Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como foco analisar possibilidades de aprendizagens em ciências, na perspectiva da aprendizagem significativa, por meio da utilização de experimentos e mapas conceituais. Diante disso, foi feita, inicialmente, uma revisão bibliográfica para balizamento das ideias iniciais e possibilidades investigativas. A seguir, foi feita a opção pela pesquisa qualitativa com características de pesquisa-ação, pois a realidade da escola em que a pesquisa seria realizada se mostrava propícia a esta perspectiva, uma vez que tanto o corpo gestor quanto os alunos foram voluntários em participar. Sendo assim, para a produção de dados foram utilizados questionários, mapas conceituais livres e pré-estruturados, experimentos e conversas utilizando as facilidades tecnológicas do whatsapp. Os resultados indicaram que atividades pedagógicas favorecedoras da assunção de uma postura ativa por parte dos estudantes podem alavancar o processo de aprendizagem em ciências e também facilitar as interações professor-aluno na resolução de situações problema. Além disso, foi possível perceber que a utilização dos mapas conceituais no contexto da sala de aula pode ajudar tanto o estudante quanto o docente no processo de aprender significativamente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino - ciências | pt_BR |
dc.title | Ensino de ciências e possibilidades de aprendizagens : aprendizagem significativa baseada na experimentação e uso de mapas conceituais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-01T13:30:16Z | - |
dc.date.available | 2017-08-01T13:30:16Z | - |
dc.date.submitted | 2015-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/17591 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letramento e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais
|