Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/1759
Título: | O lúdico no ensino de citologia e sua importância para o desenvolvimento de competências e habilidades |
Autor(es): | Alves, Regilene José Leite |
Orientador(es): | Marchese, Roselei Maria Machado |
Assunto: | Atividades lúdicas Biologia - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 11-Jun-2011 |
Data de publicação: | 4-Ago-2011 |
Referência: | ALVES, Regilene José Leite. O lúdico no ensino de citologia e sua importância para o desenvolvimento de competências e habilidades. 2011. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este artigo é uma abordagem sobre o contexto educativo de citologia que enfatiza a importância do lúdico para o desenvolvimento de competências e habilidades. Com o objetivo de proporcionar reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem com a utilização de recursos/estratégias lúdicas, desenvolvidas com os alunos do 1º período do Ensino Médio do Colégio Estadual Oemis Virgínio Machado. Questionando a seguinte problemática: se o lúdico é importante na aprendizagem de conceitos citológicos e se atividades lúdicas no Ensino de Biologia oportuniza ao aluno aprender de forma prazerosa? A metodologia utilizada para discutir este questionamento foi a pesquisa bibliográfica. Com confecção de tipos celulares, jogo de dominó citológico e baralho das organelas celulares. Verifica-se que o ensino centrado no professor não proporciona a criticidade. O lúdico como recurso didático aplicado ao ensino de citologia extrapola as demarcações e ações do jogar e do brincar, ou seja, cria condições aos alunos de envolvimento no processo de ensino/aprendizagem. Criando-se assim, um processo tríplice: atividades lúdicas x alunos x professor, promovendo a aquisição do conhecimento citológico. Na trajetória do ensino de citologia observa-se que as aulas de citologia tem mantido os alunos na passividade e o lúdico vem justamente romper este paradigma e colocar o aluno na condição de sujeito de sua aprendizagem, vivenciando e experimentando novas formas de aprender a citologia num contexto significativo, satisfatório e prazeroso. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.1759 |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons