Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BarbaradaCunhaMadureira.pdf241,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias para qualificação de fornecedores na indústria farmacêutica
Autor(es): Madureira, Bárbara da Cunha
Orientador(es): Cunha Filho, Marcílio Sérgio Soares da
Coorientador(es): Malaquias, Lorena Freitas Barros
Assunto: Indústria farmacêutica
Medicamentos
Data de apresentação: 20-Jun-2017
Data de publicação: 1-Ago-2017
Referência: MADUREIRA, Bárbara da Cunha. Estratégias para qualificação de fornecedores na indústria farmacêutica. 2017. 44 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A indústria farmacêutica é responsável pela qualidade dos medicamentos por eles fabricados, devem garantir que o produto final atenda aos requisitos de qualidade estabelecidos e não coloquem em risco os consumidores. A qualidade de um produto se inicia na aquisição das matérias-primas, assim, torna- se evidente que os fornecedores contribuem diretamente com a qualidade do produto final. Um fornecedor qualificado trás diversos benefícios para empresa, como redução de retrabalhos, diminuição de devoluções, reprovações e não conformidades. Não existe um guia, manual, ou legislação que determine a melhor forma para se qualificar um fornecedor, dessa forma foi proposto um de qualificação de fornecedor. No modelo sugerido deve- se avaliar a criticidade da matéria-prima no processo produtivo caso haja alguma avaria quanto ao que foi recebido. Por seguinte, deve-se fazer uma avaliação do fornecedor, de modo a verificar o cumprimento dos requisitos de qualidade acordados com a empresa. Com o percentual obtido na avaliação podemos classificar os fornecedores em grau A, B C, ou D. Um fornecedor é dito qualificado é aquele que se enquadra nos graus A ou B.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons