Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RogerioCoutinhodeSousa.pdf1,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo sobre avaliação de software para educação musical : revisão do Roteiro Kruger para dispositivos móveis
Autor(es): Sousa, Rogério Coutinho de
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Educação musical
Software educacional
Data de apresentação: 28-Dez-2016
Data de publicação: 1-Ago-2017
Referência: SOUSA, Rogério Coutinho de. Um estudo sobre avaliação de software para educação musical: revisão do Roteiro Kruger para dispositivos móveis. 2016. ix, 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre avaliação de software para educação musical, com o objetivo de fornecer instrumentos que auxiliem os professores da educação musical na seleção de softwares adequados para uso pedagógico. Utilizando como base o roteiro de avaliação de software para educação musical conhecido como “Roteiro Kruger”, o trabalho investigou a utilização do roteiro por professores de música para identificar problemas existentes em sua aplicação prática. A partir da análise dos dados coletados o trabalho propõe um modelo geral de análise de software para educação musical, como uma versão reorganizada e revisada do roteiro desenvolvido por Kruger com a atualização e inclusão de novos parâmetros de avaliação, além de soluções para os problemas de usabilidade do roteiro e de apresentação de resultados da avaliação. O trabalho apresenta ainda uma exemplificação da aplicação do modelo proposto utilizando tecnologias móveis.
Abstract: This paper presents a study about music education software evaluation, with the objective of providing tools that help music education teachers in the selection of suitable software for pedagogical use. Based on the software evaluation script known as “Kruger script”, the paper investigated the use of the evaluation script by music teachers to identify problems in it’s practical application . Based on the analysis of the collected data the paper proposes a general software analysis model for musical education, as a reorganized and revised version of the evaluation script developed by Kruger with the updating and addition of new evaluation parameters, as well as solutions for the problems of usability of the evaluation script and presentation of evaluation results. The paper also presents an example of the application of the proposed model using mobile technologies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons