Título: | A prática da contação de histórias como proposta de ensino de teatro para crianças |
Autor(es): | Costa, Luciellen de Castro |
Orientador(es): | Café, Ângela Barcellos |
Assunto: | Teatro na educação Contação de histórias Jogos teatrais |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 31-Jul-2017 |
Referência: | COSTA, Luciellen de Castro. A prática da contação de histórias como proposta de ensino de teatro para crianças. 2017. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | O período da educação infantil é uma etapa relevante para a criança, pois é o período que ela desenvolve sua interação com o outro e com ela mesma, e essas trocas são fonte de aprendizagem. As brincadeiras e os jogos estimulam essas relações e despertam a imaginação, a criatividade, a oralidade, a escuta, o corpo e a espacialidade. Desse modo, este estudo tem como objetivo geral analisar, a partir de experiências pessoais, como a prática da contação de história pode ser uma proposta de ensino de teatro para crianças. Como objetivos específicos: procurar demonstrar como se deu o estímulo da criação narrativa própria das crianças, analisar como os jogos teatrais contribuem para apreensão dos conceitos teatrais, demonstrar como foi trabalhado com as crianças as diversas abordagens teatrais, compreender como elas percebem o teatro e qual seu prazer em realizar as atividades e os jogos teatrais, analisar o espaço de fala e a construção da narrativa da criança para a cena teatral e demonstrar como esse espaço de fala estimula o protagonismo da criança dentro da sua própria história. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica, coleta de dados, observação direta e diários de bordo. Foram relatos e analisados três espaços de experiência entre público e privado, ensino formal e informal. |
Abstract: | The period of early childhood education is a relevant stage for the child, because it is the period that it develops its interaction with the other and with itself, and these exchanges are source of learning. Play and games stimulate these relationships and awaken the imagination, creativity, orality, listening, body and spatiality. Thus, this study has as a general objective to analyze, from personal experiences, how the practice of storytelling can be a proposal of theater teaching for children. As specific objectives: seek to demonstrate how the stimulation of the narrative creation of the children was given, to analyze how theater plays contribute to the apprehension of theatrical concepts, to demonstrate how the various theatrical approaches were worked out with children, understand how they perceive the theater, and their pleasure in performing theatrical activities and games, analyze the speech space, and build the child's narrative into the theatrical scene and to demonstrate how this space of speech stimulates the protagonism of the child within its own history. This is a qualitative research, using bibliographical research, data collection, direct observation and logbooks. There were reports and analyzed three spaces of experience between public and private, formal and informal education. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2017. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|