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dc.contributor.advisorGomes, Adalmir de Oliveira-
dc.contributor.authorPaiva, Túlio de-
dc.identifier.citationPAIVA, Túlio de. Celeridade e qualidade no trabalho: a percepção de auditores do Tribunal de Contas da União - TCU. 2017. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA administração pública brasileira tem se desenvolvido para melhor atender aos anseios da sociedade, que cada vez mais democratizada, busca no perfil do agente público uma prestação de serviços célere e com resultados efetivos, que alcance a qualidade esperada pelos cidadãos/usuários que custeiam a máquina administrativa. Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU) implementou diversas melhorias em seus processos de trabalho, buscando a modernização de seus procedimentos, em especial da gestão do conhecimento. O TCU tem como atividade finalística a execução de ações integradas de controle externo, tendo como principal agente nesse processo o auditor, o qual, para emitir sua opinião sobre o que está sendo auditado, desenvolve intensa atividade intelectual no seu dia a dia, necessitando conciliar diferentes expectativas a respeito de seu trabalho. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo descrever a percepção de profissionais de auditoria do TCU a respeito da relação entre as exigências de celeridade e de qualidade na execução dos serviços de fiscalização e auditoria. Trata-se de pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevistas com dez auditores, buscando compreender como eles percebem a relação entre fazer o trabalho de maneira célere e com qualidade. O roteiro foi semiestruturado, e as narrativas foram analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a maioria dos entrevistados identificou que, de fato, ao ser executada uma auditoria complexa como, por exemplo, as auditorias de longo prazo, fica perceptível que a relação entre expectativas de celeridade e qualidade é contraditória. No entanto, para as atividades mais simples, em que já existem procedimentos padrões definidos, essa aparente contradição não é tão percebida pelos entrevistados. Muitos dos entrevistados registraram a existência de diversas ferramentas que o órgão disponibiliza para que o dilema entre celeridade e qualidade seja mitigado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - desempenhopt_BR
dc.subject.keywordServiço público - qualidadept_BR
dc.subject.keywordTribunal de Contas da União (TCU)pt_BR
dc.titleCeleridade e qualidade no trabalho : a percepção de auditores do Tribunal de Contas da União - TCUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-07-31T12:52:05Z-
dc.date.available2017-07-31T12:52:05Z-
dc.date.submitted2017-06-22-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17568-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The Brazilian public administration has developed to better meet the wishes of society, which increasingly democratized, seeks in the profile of the public agent a fast and effective service delivery that reaches the quality expected by the citizens / users who pay for the machine Administrative. In this context, the Federal Audit Court (TCU) has implemented several improvements in its work processes, seeking to modernize its procedures, especially knowledge management. The TCU's final activity is the execution of integrated external control actions, having as main agent in this process the auditor, who, in order to express his opinion about what is being audited, develops an intense intellectual activity in his daily life, needing to conciliate expectations about their work. In this sense, this paper aims to describe the perception of audit professionals of the TCU regarding the relationship between the requirements of speed and quality in the execution of inspection and audit services. This is a qualitative research, with data collected through interviews with ten auditors, seeking to understand how they perceive the relationship between doing work quickly and with quality. The script was semi-structured, and narratives were analyzed through content analysis. The results show that the majority of respondents identified that, in fact, when performing a complex audit such as long-term audits, it is clear that the relationship between expectations of speed and quality is contradictory. However, for the simpler activities, in which there are already defined standard procedures, this apparent contradiction is not so much perceived by the interviewees. Many of the interviewees registered the existence of several tools that the organ provides so that the dilemma between celerity and quality is mitigated.pt_BR
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